Tours e Roteiros

Na intenção de ampliar a satisfação do visitante e apresentar a cidade de acordo com seus principais atrativos, apresentamos algumas opções de atrativos agrupados por afinidade ou tema em circuitos turísticos, para que o visitante possa constituir tours e roteiros de visitação.

Alguns dos roteiros poderão ser autoguiados, outros monitorados, para proporcionar uma experiência única aos visitantes durante sua estada na cidade.

Sejam todos bem-vindos a Santo André!

Destaques

Vila de Paranapiacaba

Destaque especial para o turista que visita Santo André é a Vila Ferroviária de Paranapiacaba, localizada a cerca de 30 km do centro da cidade, no Alto da Serra do Mar. Este pequeno vilarejo encrostado no alto da serra mar e rodeada por Mata Atlântica, preserva o acervo histórico cultural, arquitetônico, industrial, tecnológico e ambiental, que recebe anualmente mais de 250 mil visitantes.

City Tour Centro 

Este roteiro auto guiado visa valorizar o patrimônio cultural da cidade e seus cidadãos/as e baseia-se no Corredor Cultural, produto do “Projeto Centro com Vida”, promovido pela Prefeitura entre 1997 e 2000.

Ecoturismo – Trilhas na Mata Atlântica

A riquíssima reserva da Mata Atlântica que abraça a Vila Ferroviária de Paranapiacaba e que contornam a Represa Billings (Pedroso) são excelentes opções de passeios para quem busca um contato mais direto e aprofundado com a natureza, trilhas e cachoeiras fazem parte deste passeio.

Circuito de Parques e Lazer

Alguém falou em Parque? Sim, que maravilha poder fazer um passeio em família, soltar pipa, andar de bicicleta, colocar em dias os exercícios ou simplesmente fazer uma pausa no almoço. Temos 10 parques urbanos e 2 parques naturais!

Tour Centro Cívico  – Paço Municipal

Espaço onde se localizam os três poderes do município: Executivo, Legislativo e Judiciário. O conjunto de interesse arquitetônico e urbanístico foi projetado pelo arquiteto Rino Levi com o projeto paisagístico Roberto Burle Marx.

Tour Espaços Culturais e de Lazer

Todos os espaços culturais de de lazer da cidade para você desfrutar um dia com sua família. Parques Urbanos com infraestrutura de lazer e praticas ao ar livre, cursos entre outras atividades. Teatro, museu, salão de exposições e shows para todas as idades.

Roteiro Pedagógico e Científico

Pensando onde levar seus alunos ou as crianças para que possam aprender coisas novas ou conhecer tempos passados e tecnologias de forma lúdica e interativa, este é o circuito que irá te auxiliar a montar este roteiros. 

Gastronomia, Bares e Casas Noturnas

Conhecida na região por sua agitada vida noturna e excelentes opções de bares e casas noturnas, este circuito irá te apresentar opções mais tradicionais e descoladas para montar seu “rolê” sozinho acompanhado, com amigos ou em família.  

Roteiro de Cultura, Arquitetura e Paisagismo 

A cidade apresenta elementos artísticos e arquitetônicos de grandes nomes que passaram pela região e deixaram suas obras impressas nas ruas, praças, prédios, esculturas e jardins.

Roteiro de Feiras e Compras

A cidade possui bairros bem estruturados com serviços independentes do centro da cidade. O que diversifica a oferta de serviços e produtos de um bairro para o outro e possibilita conhecer um pouquinho dos moradores de cada um deles.

Turismo Industrial e de Inovação

Neste circuito estão reunidas todas as empresas e parceiros que fazem parte do programa de turismo industrial e de inovação de Santo André. É identificar as empresas que mais se alinham com o interesse do seu grupo e reservar as datas!

Ecoturismo – Trilhas na Mata Atlântica

A riquíssima reserva da Mata Atlântica que abraça a Vila Ferroviária de Paranapiacaba e que contornam a Represa Billings (Pedroso) são excelentes opções de passeios para quem busca um contato mais direto e aprofundado com a natureza, trilhas e cachoeiras fazem parte deste passeio.

Tour Complexo Cultural do Carmo

Primeiro local denominado como Praça em Santo André. Parte do terreno foi doado por Antonio Queirós dos Santos em 1917. Recebeu a denominação de Praça do Carmo em 03 de março de 1927, por Igreja Nossa Senhora do Carmo, Largo da Igreja, Rua Campos Salles, residencia de Francisco Cardoso Franco, Diocese. S.d. indicação do então prefeito Saladino Cardoso Franco. 

Tour Bens Tombados

Para quem estuda, pesquisa ou simplesmente gosta de apreciar os prédios e obras que contam a história da cidade, aqui temos algumas dicas de lugares para conhecer e saber mais.

Lendas e Mitos de Paranapiacaba

Toda Vila tem seus contos e mitos e por que Paranapiacaba não teria. As lendas, mitos e histórias preenchem as lacunas da curiosidade em saber como viviam ferroviários, pequenas simples e até assustadoras as vezes, narram seu modo vida. 

Patrimônio Industrial 

Gigantesco Viveiro Industrial. A cidade que cresceu e formou em meio as chaminés industriais e foi se transformando, hoje abre seus olhos para sua herança industrial e as possibilidades do turismo como ferramenta de valorização. 

EnglishPortugueseSpanish