Paranapiacaba

UMA VILA INGLESA NA GRANDE SÃO PAULO

Localizada a cerca de 30 km do centro de Santo André, no Alto da Serra do Mar, a Vila foi construída pela São Paulo Railway para abrigar seus funcionários durante a concessão da estrada de ferro Santos – Jundiaí, iniciada em 1860. Este pequeno vilarejo encrostado no alto da serra mar e rodeada por Mata Atlântica, preserva o acervo histórico cultural, arquitetônico, industrial, tecnológico e ambiental, é tombado pelos conselhos de patrimônio federal, estadual e municipal.

A Vila recebe mais de 250 mil visitantes por ano.

IMPORTANTE: de segunda a sexta feira a abertura dos restaurantes é facultativa.

Mapa de Pontos Turísticos na Vila de Paranapiacaba

1) Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba 

A igreja de Paranapiacaba era originalmente denominada capela do Alto da Serra e teve sua pedra fundamental lançada em 3 de fevereiro de 1884. Recebeu licença para celebração de missas, pela primeira vez, em 8 de agosto de 1884. 

2) Cemitério Bom Jesus de Paranapiacaba 

O cemitério foi fundado em 25 de Julho de 1900, possuem em uma área de 20.000 m², aproximadamente 600 Jazigos de concessão perpétua construídos.

3) Pátio Ferroviário

Relógio da estação, Locobreque, Cabine do 5 º. Patamar e Ponte. No Pátio Ferroviário encontram-se os principais ícones da Vila de Paranapiacaba, o Relógio da Estação, a Ponte que liga a Parte Alta com a Parte Baixa, o Locobreque, máquina utilizada

4) Plataforma do Expresso Turístico

O Expresso Turístico é um serviço ferroviário inaugurado em 18 de abril de 2009 pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Tem como objetivo integrar pontos de …

6) Museu Tecnológico Ferroviário Funicular

Operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), guarda um pouco da história da ferrovia. Aberto a visitação estão o pelo antigo pátio de manobras, máquinas fixas, oficinas, carros, vagões, locomotivas e objetos do sistema funicular.

8) Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo (CDARQ)

Abriga exposição permanente sobre a formação urbana e arquitetônica da Vila Martim Smith. 

11) Casa Fox (Casa da Família Ferroviária)

Vale a pena ficar ante
Duas casas de trabalhadores geminadas foram restauradas para divulgar as memórias individuais e coletivas dos moradores locais. 

15) Antigo Mercado de Secos e Molhados

Local de abastecimento de secos e molhados dos antigos ferroviários, a construção foi restaurada, tornando-se um espaço multi-cultural. Durante o festival abrigará o Espaço Cambuci, feira de produtos gastronômicos com cambuci. 

15) Feira Caminhos do Cambuci

Feira Caminhos do Cambuci é organizada por produtores e artesãos que desenvolvem trabalhos com o fruto Cambuci, tanto na gastronomia quanto no artesanato, atualmente são 22 expositores em cada edição da feira. 

16) Museu Castelo

A construção de 1898 era a casa do engenheiro-chefe da ferrovia. Hoje abriga exposição permanente com mobiliário e peças que resgatam o modo de vida e trabalho na ferrovia.

17) Clube União Lyra Serrano

Espaço de lazer dos trabalhadores da ferrovia, o prédio foi erguido na década de 1930, e é até hoje um importante espaço de eventos na Vila de Paranapiacaba. 

18) Centro de Visitantes do Parque Municipal Natural Nascentes de Paranapiacaba

Espaço de exposição permanente que retrata parte da Mata Atlântica, com exibição de aspectos da Fauna e Flora encontrados na região. Sobre o parque exibimos vídeo...

19) Parque Municipal Natural Nascentes de Paranapiacaba

Espaço de exposição permanente que retrata parte da Mata Atlântica, com exibição de aspectos da Fauna e Flora encontrados na região. Sobre o parque exibimos vídeo...

20) Campo de Futebol Serrano Atletic Club

O campo do Serrano Atletic Club, fundado em 1903, é famoso por ter recebido entre outros o pai do futebol brasileiro, o ferroviário Charles Miller.

22) Galpão da Oficinas 

Os galpões das oficinas que integram o espaço paralelo ao pátio ferroviário, na Rua da Estação, na Parte Baixa. Neste local, nos áureos tempos, os funcionários da ferrovia cuidavam da manutenção dos equipamentos e maquinários.

Forjaria: A forjaria e uma das oficinas que integra o galpão dos ferroviários, na Rua da Estação, na Parte Baixa. Na forjaria eram produzidas ferramentas e equipamentos como dobradiças e fechaduras para a ferrovia e a própria Vila.

24) Ecoturismo – Trilhas na Mata Atlântica

A riquíssima reserva da Mata Atlântica que abraça a Vila Ferroviária de Paranapiacaba e que contornam a Represa Billings (Pedroso) são excelentes opções de passeios para quem busca um contato mais direto e aprofundado com a natureza, trilhas e cachoeiras fazem parte deste passeio.

B) Centro de Informações Turística 

O imóvel que abriga o Centro de Informações Turísticas da Vila Ferroviária de Paranapiacaba, foi no período da ferrovia o posto de médico para atendimento dos operários e moradores da Vila. Ponto de encontro e parada obrigatória do turista.

F) Biblioteca Àbia Ferreira Francisco 

Além do acervo infantil e circulante, a biblioteca ramal de Paranapiacaba dispõe de uma sala específica para os materiais sobre a vila inglesa do Alto da Serra, com livros, vídeos, fotos e outras peças gentilmente doadas por antigos moradores.

Calendário de Eventos em Paranapiacaba

Vale a pena ficar antenado a tudo que acontece na Vila, festival, encontros, saraus, reuniões, retiros, excursões, festas e outros. 
Confira…

Lendas e Mitos de Paranapiacaba

Toda Vila tem seus contos e mitos e por que Paranapiacaba não teria. As lendas, mitos e histórias preenchem as lacunas da curiosidade em saber como viviam ferroviários, pequenas simples e até assustadoras as vezes, narram seu modo vida. 

Veja vídeo sbre a Vila de Paranapiacaba:

Informações:

Secretaria de Meio Ambiente

Departamento de Gestão de Paranapiacaba e Parque Andreense

Gerência de Projetos e Preservação Histórica: tel. (11) 4439-1319

Centro de Informações Turísticas – CIT: tel. (11) 4439-0109

Centro de Visitantes do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba: tel: (11) 4439-0321

E-mail: turismoparanapiacaba@santoandre.sp.gov.br

EnglishPortugueseSpanish