Turismo Ecológico – Trilhas na Mata Atlântica

Trilhas Parque Nascentes de Paranapiacaba

Atualmente, o Parque Nascentes possui seis trilhas abertas à visitação.

Atenção: Para as trilhas que cruzam o Parque Nascentes, é obrigatório o acompanhamento de monitor autorizado pela Prefeitura. Encontre o seu clicando aqui.

Trilha das Hortências

Trilha dos Gravatás

água fria

Trilha da Água Fria

deck mirante

Trilha do Mirante

Trilha da Comunidade - Foto João Dantas

Trilha da Comunidade

pontinha 3

Trilha da Pontinha

Núcleos de Interpretação Ambiental

Olho D'Água

É caracterizado, como o próprio nome diz, pela presença de uma nascente próxima à sua entrada. Possui também duas trilhas para caminhadas: a Trilha das Hortênsias e a dos Gravatás. No local, é possível conhecer a integração entre a engenharia inglesa e a natureza.

O sistema de abastecimento de água foi construído em 1898, juntamente com a Vila Martin Smith. A água é coletada diretamente nas nascentes e atualmente abastece a parte baixa da Vila de Paranapiacaba.

Caixa do Gustavo

Neste local, assim como na Trilha da Pontinha, é possível conhecer a estrutura de engenharia hidráulica inglesa, criada em 1900 para abastecimento de água das máquinas do sistema funicular. O nome “Caixa do Gustavo” foi atribuído em homenagem ao alemão Gustavo Hartmann, empreiteiro da São Paulo Railway (SPR), que construiu o reservatório.

Atualmente, a água proveniente do Tanque abastece a parte alta da Vila de Paranapiacaba. O acesso é feito pela via de manutenção que parte da Estrada do Taquarussu.

Trilhas Parque Estadual da Serra do Mar

Trilha do Poço Formoso

Em meio à mata atlântica, é possível contemplar a fauna e flora da região e belas paisagens formadas pelo relevo acidentado da Serra do Mar. Em alguns locais, em condições meteorológicas favoráveis, é possível avistar a ferrovia e os túneis do extinto Sistema Funicular, que foi construído no Século XIX. O destaque vai para o Poço, que dá nome ao roteiro, com suas diversas piscinas naturais de águas cristalinas que oferecem pontos excelentes para banho nas águas do Rio Mogi.

🔎 Extensão: 4.700m ǀ Tempo (ida e volta) 4h ǀ Horário: das 9 às 16h ǀ Capacidade máxima por dia: 100 pessoas pela manhã e 100 pessoas no período da tarde.

📍 Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Itutinga-Pilões

Trilha Cachoeira Escondida

O nome da trilha diz respeito à queda d’água, incrustada em meio aos desníveis das escarpas da Serra do Mar. Depois de uma agradável caminhada, é possível acessar a refrescante queda d´água, para recompor as energias para o retorno.

🔎 Horário: das 9 às 16h, de terça a sexta-feira, e das 8h30 às 16h30, aos sábados, domingos e feriados ǀ Capacidade máxima por dia: 100 pessoas pela manhã.

📍 Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Itutinga-Pilões

Rotas autoguiadas

A Rota da Madeira, percurso autoguiado de 34 km na região da vila de Paranapiacaba, é a nova opção para ciclistas que curtem estradas de terra e caminhantes. Localizada em área de Mata Atlântica, a rota remete ao início do século XX, quando a região era produtora de madeira utilizada em construções e na produção de carvão.

O ponto de partida e chegada do novo trajeto está localizado próximo ao Locobreque, na entrada da parte baixa da vila. A rota conta com sinalização e pode ser percorrida a pé ou de bicicleta, e exige esforço médio, com pouca declividade. Para quem pretende percorrê-la, é recomendado que informe o Centro de Informações Turísticas, no Largo dos Padeiros, s/n, na parte baixa da vila.

Após a saída, o trajeto percorre trecho da estrada de terra até as proximidades de Campo Grande, onde logo em seguida, passa pelo Bar do Flavio, onde é possível tomar um banho numa piscina natural. O caminho segue por uma região de mata bem preservada e plantação de eucaliptos da antiga Fazenda Suzano, já na divisa cidade de Mogi das Cruzes.

A Rota da Madeira compõe o mosaico cicloturístico do Caminho do Sal, que interliga, por estradas de terra, as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.

🔎 Mais informações:  (11) 4439-0109

O Caminho do Sal é uma rota ecoturística autoguiada, fruto de parceria entre as prefeituras de Santo André, São Bernardo do Campo e Mogi das Cruzes. Com uma extensão de 53,5 km, entre São Bernardo, a Vila de Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. Seu percurso pode ser feito na totalidade ou em trechos: o Caminho do Zanzalá (de 16 km, entre São Bernardo do Campo e Santo André), o Caminho dos Carvoeiros (de 10 km, em Santo André) e o Caminho de Bento Ponteiro (de 27,5 km, entre Santo André e Mogi das Cruzes) a pé ou de bicicleta.

Todo trajeto tem sinalização turística, o que permite ao público perfazê-lo por conta própria ou com o acompanhamento de monitores.

🔎 Mais informações:  (11) 4439-0109 ǀ  Site Vá de Bike

EnglishPortugueseSpanish