Parque Nascentes de Paranapiacaba

Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba

O Parque abrange uma extensão de 426 hectares de exuberante Mata Atlântica, sendo uma relevante Unidade de Conservação Municipal. Sua criação foi formalizada por meio do Decreto Municipal nº. 14.937, datado de 05 de junho de 2003, com o propósito primordial de preservar os recursos naturais e a rica diversidade biológica desse ecossistema único. O nome “Nascentes de Paranapiacaba” deriva da sua importância como berço das nascentes do rio Grande, o qual desempenha um papel fundamental como afluente principal na formação da represa Billings.

Este santuário natural faz fronteira com o Parque Estadual da Serra do Mar, reconhecida como a maior área de preservação ambiental do Estado de São Paulo, sob a administração do Governo Estadual. Esse vínculo cria uma ampla e significativa faixa de vegetação de Mata Atlântica, reforçando ainda mais os esforços de conservação na região.

O Parque possui trilhas abertas à visitação, que só podem ser acessadas com a presença de monitores ambientais credenciados pela Prefeitura Municipal de Santo André.

Além disso, devido à sua localização privilegiada e riqueza de biodiversidade, o Parque desperta o interesse para o desenvolvimento de pesquisas científicas.

Para saber mais sobre as trilhas e rotas de Paranapiacaba, clique aqui.

Clima

O clima aqui é um pouco diferente do que você pode esperar, as alturas variam de 850 a 1174 metros acima do nível do mar.  E o clima é classificado como tropical de altitude, o que significa que é mais fresco e agradável do que o típico clima tropical.

A razão para isso é a localização e o movimento do ar ao redor. A brisa do mar tem um grande papel aqui. Ela é influenciada pelas massas de ar chamadas “Tropical Atlântica” e “Polar”. Essas massas de ar ajudam a trazer umidade e ar fresco, tornando o clima muito agradável.

Você também pode esperar muitas nuvens no céu, isso acontece devido a alta umidade do ar, as chuvas são bem distribuídas durante todo o ano.

Fauna e Flora

A rica vegetação do parque é uma expressão viva da Mata Atlântica, um bioma diversificado que outrora se estendia desde a zona da mata nordestina até a costa catarinense. No cenário paulista, as encostas íngremes da Serra do Mar abrigam os remanescentes mais substanciais e bem conservados desse bioma extraordinário.

Além de seu papel como guardião da flora, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba desempenha um papel vital na preservação da fauna. Conectado a outras Unidades de Conservação, como o Parque Estadual da Serra do Mar e a Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba, este contínuo florestal serve de refúgio para inúmeras espécies listadas como ameaçadas de extinção. Entre os avistamentos notáveis, figuram o gato-do-mato (Leopardus sp.), a jaguatirica (Leopardus pardalis), a onça-parda (Puma concolor), o gavião-pombo-pequeno (Leucopternis lacernulatus) e o pixoxó (Sporophila frontalis), todos classificados como vulneráveis.

Centro de Visitantes

Localizado próximo ao Centro de Informações Turísticas (CIT), o Centro de Visitantes do Parque Nascentes é um espaço de recepção aos turistas. Possui dependências com equipamentos que permitem ao visitante ter uma visão geral do Parque, com maquetes, fotos e diorama que representa parte da fauna e flora locais. É também no Centro de Visitantes onde o turista poderá entrar em contato com os monitores ambientais credenciados para conduzi-lo nas trilhas do Parque.

Horário de funcionamento:

Terça-feira a Domingo: das 08:30 às 17:00.

Informações:
EnglishPortugueseSpanish