Circuito Lendas e Mitos

Na Vila de Paranapiacaba várias lendas são contadas em versões diversas e por diferentes pessoas e são parte do imaginário local que encontra cenário fértil na paisagem da vila que , envolta na constante neblina, transmite um clima de mistério.

A maior parte das lendas apresentadas nesta página tem sua origem nos primórdios da construção da Vila e da ferrovia. Podemos acreditar que as mais antigas têm séculos e com o passar dos anos, versões contadas distanciam-se cada vez mais da história real e os conflitos de fatos e personagens são comuns. Assim não procuramos relacionar as lendas aos fatos históricos e sim destacar a sua essência e os estímulos que cada uma delas desperta no nosso imaginário.

Aos crédulos não é difícil vivenciar ou interpretar as narrativas aqui descritas ao circular pela Vila, mas o mais importante é que não importa como, nem quando, nem porque, e nem se os fatos narrados realmente ocorreram, todas as lendas traduzem vivencias dos moradores, operários ou visitantes que as transmitiram a outros incluindo seus sentimentos e interpretações sobre os fatos narrados.

Para muitos moradores de Paranapiacaba estas lendas aconteceram e algumas delas ainda podem ser presenciadas. Não são textos para serem interpretados racionalmente.

Todos os textos contidos neste circuito são o resultado de pesquisas e descritivos de relatos obtidos a partir de moradores e outros pesquisadores do tema, de autoria e propriedade de Samantha Dean e trabalho artístico e gráfico de Fraile e Lalas. 

A proposta deste circuito é estimular o imaginário do visitante para as tramas e acontecimentos narrados pelas lendas, em locais que ainda hoje podem ser vistos ou acessados. 

Para quem curte cinema nacional fica a dica: Doramundo (1978), gravado na Vila de Paranapiacaba. 

Pau_da_missa

O pau da missa

Você acredita que existe um Portal para o Além?!

Na vila de Paranapiacaba dizem que há uma forma de comunicação mais eficiente do que celulares e internet…

Bailarina-do-Lyra

A bailarina do Lyra

Muita gente se diverte dançando nos bailes de Paranapiacaba!

Durante décadas na vila de Paranapiacaba eram realizados bailes que embalavam os passos das pessoas pelos salões. 

veu da noiva

O Véu da Noiva

Todos os dias a Vila de Paranapiacaba é envolta por uma história de amor! 

Esta é uma história de amor impossível, um “Romeu e Julieta” Tupiniquim.

o-vigia

O vigia

Entre os anos 50 e 60 existia na vila um guarda da ferrovia que fazia todos os dias sua ronda noturna, verificava se tudo estava bem nas casas.  

Dizem que ele ainda faz isso!

joao ferreira

João Ferreira 

Moradores antigos e até alguns perdidos na neblina vem servir de guia aos turistas. 

mito relogio

O mito do relógio

Na Vila de Paranapiacaba as horas passam de forma diferente! Relógio é um elemento marcante em todas as ferrovias construídas pelos Ingleses. Sua presença imponente no alto de uma torre e o seu badalar que marca a passagem das horas, são como assinaturas das ferrovias britânicas.

balanço do lira

O balanço do Lyra

Na Vila de Paranapiacaba, ao lado do Clube União Lyra Serrano tem um pequeno parquinho, com caixa de areia, gangorra, gira-gira… Enfim um parquinho igual a muitos outros, mas um dos brinquedos, o balanço, faz dele um local especial!

caminho do mens

Caminho do Mens

O caminho mais curto entre a Vila Velha e a Vila Nova (Martin Smith) passa ao lado de onde está localizado o Museu Castelo.

Esta rota que hoje tem o nome de Caminho do Mens…

morador_do_castelo-02

O morador do castelo

Você já viu como as casas de engenheiros na Vila de Paranapiacaba são confortáveis? O luxo e conforto são tão grandes que uma família optou por não abandonar a casa… Será?

jack estripador

Jack o estripador

Inclemente, impiedoso, sanguinário, o assassino perfeito que saiu impune de todos os seus crimes, este é Jack o estripador.

Firmino

Diz a lenda que um morador de Paranapiacaba conhecido como “Firmino” tinha fama de grande caçador.

Suas incursões na mata, seus tiros certeiros, o conhecimento em tocaias e preparo de armadilhas resultavam em muitos animais abatidos.

Maria Farinha

Aos pés da passarela na Parte Baixa de Paranapiacaba existi um local que exerceu grande importância no cotidiano da Vila: o Largo dos padeiros e este local reserva uma história especial.

Você conhece mais alguma lenda ou mito sobre a Vila de Paranapiacaba, conta para gente! 

turismo@santoandre.sp.gov.br

Para cadastrar seu empreendimento e saber mais sobre roteiros turísticos, clique aqui.

Maiores informações, banco de imagens e acervo documental, visite o Museu de Santo André DR. Octaviano Gaiarsa

EnglishPortugueseSpanish