Complexo Cultural do Carmo

Primeiro local denominado como Praça em Santo André. Parte do terreno foi doado por Antonio Queirós dos Santos em 1917. 

Recebeu a denominação de Praça do Carmo em 03 de março de 1927, por Igreja Nossa Senhora do Carmo, Largo da Igreja, Rua Campos Salles, residencia de Francisco Cardoso Franco, Diocese. S.d. indicação do então prefeito Saladino Cardoso Franco. 

Ali fica a Catedral do Carmo – sede da Diocese do ABC, a Concha Acústica e os bustos em homenagem ao Padre Capra e Padre Leonardo Nunes, de autoria do escultor Antonio Canever. 

Trata-se de um local de sociabilidade dos moradores e transeuntes. Dali saíam os desfiles cívicos e eram realizados comícios. Também foi e continua sendo local de apresentações musicais e quermesses do centro da cidade.

Fonte: Museu Municipal Santo André – Dr. Octaviano Gaiarsa

Casa da Palavra Mário Quintana  

A Casa da Palavra Mário Quintana é um espaço que realiza a difusão e formação cultural voltadas ao atendimento dos apreciadores e produtores da literatura, pesquisadores, pensadores, estudantes, artistas, poetas, etc.

Casa do Olhar Luiz Sacilotto 

A Casa do Olhar oferece e incentiva a produção e reflexão artística a respeito das artes visuais, em especial das artes plásticas. Salas de exposições, Bienal de Gravura, mostras itinerantes, palestras, cursos e debates de temas atuais.

Concha Acústica

Espaço aberto com palco e arquibancada, recebe shows voluntários de artistas locais e programação variada, música, teatro, poesia, oficinas, etc. 

Catedral Nossa Senhora do Carmo

A igreja que está no meio de uma praça ruidosa tem décadas de história. Todos os dias é visitada pelos que trabalham nos arredores para uma rápida oração, ou pelos que querem um conselho ou um pedaço de pão. 

Obras de Luiz Sacilotto

A escultura Concreção 0005, do artista plástico andreense Luiz Sacilotto (1924 – 2003), está localizada na Rua Oliveira Lima. A obra, foi produzida em aço carbono pintado, com quatro metros de altura.

Para saber mais sobre roteiros turísticos, clique aqui.

tags: turismo, atrativo turístico, santo andré, atividade turística, abctur, rota turística

EnglishPortugueseSpanish