Catedral Nossa Senhora do Carmo

Templo onde se cultua a religião Católica Apostólica Romana. Compõe-se de nave única, com capelas laterais. Possui estilo eclético, com reminiscências do gótico alemão. A decoração interna foi feita pelos irmãos Enrico e Fernando Bastiglia.

Construída por iniciativa do Padre Capra, foi feita com doações dos fiéis, como a de Antonio Queiroz dos Santos que deu o terreno e uma doação generosa, por entidades de classe, entre outros. A pedra fundamental foi lançada em 1917 e sua construção se deu por etapas, até que foi inaugurada em 1958. A escolha do artista para a decoração da igreja foi realizada por meio de concurso ganho pelos irmãos Bastiglia, que trabalharam nela de 1952 até 1957. Ela foi recentemente restaurada e é amparada pela Lei nº 846, de 30.11.1953, que declara o bem como “monumento arquitetônico”.

Autor da obra: Engenheiro Pounchon e outros.

Nossa Senhora do Carmo é um dos muitos nomes dados à Maria, mãe de Jesus Cristo, comemorado em 16 de julho e que está unido ao “símbolo do escapulário”, “proteção da Mãe celeste enquanto sacramental, extrai o seu valor das orações da Igreja e da confiança e amor daqueles que o usam”. O culto à Santa remonta ao século XIII, quando começou a se formar um grupo de eremitas no monte Carmelo (Palestina), que aí levantaram uma capela. O culto ficou conhecido com o nome do local “Nossa Senhora do Carmo” ou “Nossa Senhora do Carmelo”. Quando foram expulsos pelos sarracenos, no século XII, os monges foram para Europa, onde a devoção se espalhou, vindo para a América Latina quando os frades carmelitas que aqui vieram.

Horário de funcionamento - Missas:

Segunda-feira: 12h e 15h
Terça e Sexta-feira: 12h e 18h
Sábado: 15h
Domingo: 07h30, 09h, 11h e 18h

Informações:
Horário de funcionamento - Confissões:

Terça e Quinta-feira: das 15h às 17h
Sexta-feira: das 09h às 11h e das 15h às 17h

EnglishPortugueseSpanish