Casa do Olhar Luiz Sacilotto

A Casa do Olhar promove, pesquisa e estimula reflexões no campo das artes visuais. Estão sob sua gestão o edifício onde está sediada a Casa, a Galeria de Arte do Paço Municipal e a Pinacoteca de Santo André. Organiza o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, a Bienal de Gravura, além de ações formativas e educativas por meio de cursos, oficinas e residências artísticas.

O edifício onde está instalada a Casa do Olhar foi construído em meados da década de 1920, era residência de Bernardino Queiroz dos Santos, sua família morou no local até a década de 1950. Nesse período a Prefeitura mostrou interesse em instalar no imóvel o Museu Histórico de Santo André e em 1968 o edifício foi considerado de utilidade pública e desapropriado.

A Casa do Olhar é oficialmente inaugurada em 13 de novembro de 1992 como equipamento dedicado a estudo, promoção e difusão das artes visuais.

Em meados de 1993, o equipamento cultural foi desativado e em seguida passou a dividir o mesmo espaço com a Casa da Palavra, de onde surgiu o nome “Casa do Olhar e da Palavra”, promoveu eventos de artes plásticas e de literatura até o início de 1998, quando voltou ao endereço original.

Em 2003, homenagem ao artista andreense, pioneiro da arte concreta e adepto do abstracionismo, passa a ser denominada Casa do Olhar Luiz Sacilotto.

Endereço:

📍 Rua Campos Sales, 410, Centro – Santo André

Horário de funcionamento:

Terça-feira à Sábado: das 10h às 17h

(Exceto feriados)

Valor da entrada:

🎫 Gratuita.

Informações:
EnglishPortugueseSpanish