Eventos em Teatro Conchita de Moraes

Criado pelo Governo do Estado em 1959, o Teatro Conchita de Moraes foi inicialmente erguido para ser o auditório da Escola Estadual Professora Carlina Caçapava de Mello, existente no mesmo quarteirão.

Em 1963, em convênio com a prefeitura, o teatro acolhe o festival de teatro amador de Santo André. Em 1970, começa a ser administrado pelo município que passa a utilizá-lo como um dos espaços teatrais da cidade.

Nos anos 80, o Conchita de Moraes abrigou festivais e mostras de teatro da cidade e região, além de espetáculos independentes, mas é a partir de 1990 que passa a ser utilizado, de forma provisória, pelas turmas da Escola Livre de Teatro (ELT), criada pela gestão da época.

Em meados dos anos 90 o espaço passa por uma reforma que o reconfigura na arquitetura atual, passando a abrigar a Escola Livre de Teatro (ELT) de forma definitiva, e a programação de teatro vinculada a grupos de pesquisa independente em artes cênicas.

A indissociável relação entre o espaço da Escola Livre e o Teatro Conchita de Moraes é a garantia de poder reverberar na programação pública de arte da cidade seus próprios frutos e estudos, e sobretudo criar um espaço de apresentação que aprofunde o debate artístico sobre o fazer teatral de grupos independentes, com espetáculos convidados dentro desse espectro de pesquisa. Dessa forma, a cidade tem uma alternativa cultural que difere de outros espaços com programações voltadas para uma produção teatral mais comercial, legitimando assim a existência da escola na própria cidade, projetando seu futuro em rede, num ‘triangulo’ interdependente: projeto de formação, projeto de difusão e projeto de formação de público.

O espaço conta com um palco “Italiano”, 4 camarins, e capacidade para 220 pessoas.

A Prefeitura de Santo André, por intermédio da Secretaria de Cultura, divulga a presente convocatória denominada “Intervenção Graffiti no Teatro Conchita de Morais” e CONVOCA os interessados, que estejam constituídos como Pessoa Jurídica (PJ), ou que sejam representados por uma PJ, a inscreverem propostas de intervenção artística a partir do graffiti na empena do Teatro…

VRAAA é a primeira obra do grupo e integrou dois projetos pelo SESC Pompeia, \”Artistança\”(2019) e \”Coisas e Descoisas (2021)\”. O trabalho foi exibido também pelo SESC Santo Amaro e ganhou Prêmio PROAC 2021, com apresentações agendadas em três municípios no estado de SP. O núcleo conta também com a \”Máquina de fazer bagunça\” ,…

Sheherazade e as 1001 noites Programa: Regência – Abel Rocha Nikolai Rimsky-Korsakov : Sheherazade 16/04 às 11h – Cine Theatro Carlos Gomes 22/04 às 19h30 – Teatro Conchita de Moraes 23/04 às 11h – Teatro Conchita de Moraes

Sheherazade e as 1001 noites Programa: Regência – Abel Rocha Nikolai Rimsky-Korsakov : Sheherazade 16/04 às 11h – Cine Theatro Carlos Gomes 22/04 às 19h30 – Teatro Conchita de Moraes 23/04 às 11h – Teatro Conchita de Moraes

A Sinfônica de Santo André apresentará o Happy Hour Sinfônico dia 26/05 às 16h15 no Teatro Conchita de Moraes, com previsão de término às 17h30. O encontro consiste em abrir as portas para o público acompanhar a última parte do ensaio que antecede os concertos de sábado e domingo no cine Teatro de Variedades Carlos…

A Escola Livre de Teatro e o Grupo de Estudos e Pesquisa ECOAR – Estudos em Corpo e Arte (EACH-USP), convidam para um círculo de leitura da obra de Paulo Freire. O encontro é um convite a estudantes e professores, educadores e educandes a buscar a “esperança não apenas como virtude ética, mas como conhecimento”.…

Fernando Nogueira: Sapateador profissional, cujo DRT: 0048364/SP, têm diversas experiências como professor, coreógrafo, bailarino e participou de diversos festivais de dança como mostra competitiva do Festival de Dança de Joinville em 2017, têm premiações de melhor obra coreográfica e melhor bailarino. Foi integrante da Cia. Marchina (Compania de Sapateado Americano Tradicional) no ano de 2018;…