Post #14061

SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA

 

O Sistema Municipal de Cultura de Santo André (SMC) foi instituído pela Lei nº 9.776, de 07 de dezembro de 2015, e integra o Sistema Nacional de Cultura (SNC). Constitui o principal articulador, no âmbito municipal, das políticas públicas de cultura, estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada com os demais entes federados e a sociedade civil.

É um instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas, bem como de informação e formação na área cultural, tendo como essência a coordenação e cooperação intergovernamental com vistas ao fortalecimento institucional, à democratização dos processos decisórios e à obtenção de economicidade, eficiência, eficácia, equidade e efetividade na aplicação dos recursos públicos.

O SMC fundamenta-se na política municipal de cultura e nas suas diretrizes estabelecidas no Plano Municipal de Cultura para instituir um processo de gestão compartilhada com os demais entes federativos da República Brasileira - União, Estados, Municípios e Distrito Federal e com suas respectivas políticas e instituições culturais e a sociedade civil.

Até se chegar à publicação da Lei que institui o Sistema Municipal de Cultura de Santo André, o município percorreu um longo caminho pautado no diálogo e na construção coletivos entre o poder público e a sociedade civil.

Fazem parte desse caminho as Conferências Municipais de Cultura (em 2005, 2009, 2013 e 2015) e 21 reuniões públicas setoriais entre os meses de maio e junho de 2015 com o intuito de promover a discussão e a escuta para então iniciar os trabalhos de redação do Plano Municipal de Cultura, que é a expressão cristalizada do mosaico de ideias coletadas ao longo do percurso de construção do SMC.

O Plano Municipal de Cultura é um planejamento decenal (2019 – 2028) que contém as diretrizes que norteiam as ações em política pública de cultura para o município de Santo André.

Integram o Sistema Municipal de Cultura:

I – Coordenação:

Secretaria de Cultura

II - Instâncias de Articulação, Pactuação e Deliberação:

a) Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC;
b) Conferência Municipal de Cultura – CMC.

III – Instrumentos de Gestão:

a) Plano Municipal de Cultura – PMC (criado pela Lei municipal n° 10.138, de 22 de fevereiro de 2019);
b) Sistema Municipal de Financiamento à Cultura – SMFC;
c) Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais – SMIIC;
d) Programa Municipal de Formação Cultural – PROMFC

 

IV – Sistemas Setoriais de Cultura:

a) Sistema Municipal de Patrimônio Cultural - SMPC;
b) Sistema Municipal de Bibliotecas, Leitura e Literatura - SMBLL;
c) outros que venham a ser constituídos.

Mais informações AQUI.

GESTÃO DA INFORMAÇÃO
INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
PROGRAMA INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
SISTEMAS SETORIAIS DE CULTURA
SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA
INSTRUMENTOS DE GESTÃO
INSTÂNCIAS DE ARTICULAÇÃO E PACTUAÇÃO
SISTEMA MUNICIPAL DE FINANCIAMENTO À CULTURA
PROMFC
SMIIC
CMC
FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA