Profissional da enfermagem homenageia o CHMSA em seus 108 anos

A auxiliar Jacir Fortuna criou música que evidencia o atendimento prestado pelo Centro Hospitalar Municipal de Santo André

Neste dia 08 de abril, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) completa 108 anos. No atual momento, em que o mundo enfrenta uma pandemia devido ao novo coronavírus (Covid-19), fica mais evidente a importância deste equipamento para nossa cidade e a relevância do trabalho de todos os profissionais da saúde pública, que não estão medindo esforços e dedicação para vencermos este desafio.

Como qualquer tipo de comemoração ou evento se tornou inviável neste momento, a auxiliar de enfermagem Jacirlene Santos Fortuna, indígena da tribo Pataxó, escreveu – e gravou – uma canção para homenagear a instituição e todos os seus colaboradores. A inspiração, além da cor azul do prédio, foi o levantamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que revelou que o CHMSA é líder em atendimentos entre todos os hospitais municipais do estado de São Paulo, tendo realizado mais de 1 milhão de procedimentos no primeiro semestre de 2019.

Um trecho do vídeo “Hospital Azul” pode ser visto no canal que Jacir mantém no YouTube (Índia Jacir Fortuna). E ela completa: “Este hospital faz aniversário e quem ganha o presente é você / E no dia 08 de abril mais de 100 anos cuidando da saúde no ABC / Foi em meio a tanto desafios , mas têm os anjos de branco que estão lutando por você”.

História

Originário da antiga Santa Casa de Misericórdia, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) é um dos mais importantes da cidade e o mais antigo equipamento hospitalar de toda a região do ABC, fundado em 1912. Gerido atualmente pela administração direta da Secretaria de Saúde do município, é um hospital geral voltado para o atendimento exclusivo ao SUS (Sistema Único de Saúde).

A família Cardoso Franco, muito influente na época, pretendendo manter sua hegemonia diante do clã Fláquer, outra família bem conceituada na cidade, decidiu constituir a irmandade que ficou incumbida de fundar a Santa Casa de Misericórdia, inspirada nos modelos vindos de Portugal. Em 1952, a Santa Casa (inaugurada em 08 de abril de 1912, em pleno aniversário da cidade) foi municipalizada e ganhou o nome Hospital Municipal.

Já em 1999 veio a denominação Centro Hospitalar Municipal. Em 2017, ao completar 105 anos, o complexo ganhou novo nome, passando a chamar Centro Hospitalar Municipal de Santo André Dr. Newton da Costa Brandão, em homenagem ao médico e ex-prefeito, que morreu em 2010.

Localizado em área de 13 mil m², o CHMSA Dr. Newton da Costa Brandão tem unidades autônomas de internação e emergência, funcionando em cinco andares. As unidades, apesar de independentes, trabalham integradas e se complementam. São 292 leitos, sendo 30 de UTI Adulto e 10 de UTI Pediátrica, com projeto de ampliação em andamento.

Fonte: Comunicação / PSA e Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Foto: Angelo Baima / PSA