Cartão SUS

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou Cartão SUS é o documento de identificação do usuário do SUS e é válido em todo o território brasileiro. Contém as informações dos pacientes do Sistema Único de Saúde, o que possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão.

A base de dados do sistema de Saúde é atualizada sempre, permitindo o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde, em qualquer parte do País. O Cartão SUS agiliza marcações de consultas e exames, facilita o acesso a medicamentos e é um direito de todo cidadão!

Os estabelecimentos que estão conectados à rede de dados da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santo André emitem o Cartão SUS. Para facilitar o direito de acesso aos serviços, a Secretaria orienta o munícipe que necessite do Cartão SUS a procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

É necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, número de PIS/PASEP (se tiver) e comprovante de endereço.

Em caso de perda, como fazer para obter 2ª via do Cartão SUS?

R: A segunda via do Cartão SUS poderá ser obtida na mesma unidade de saúde em que foi feita a primeira. Caso não seja possível identificar o número anteriormente atribuído, pode ser solicitada a emissão de um novo cartão.