Humanização e Voluntariado

Dentro do criterioso processo de reestruturação de toda a rede de saúde da cidade, orientado pela atual administração, constam não apenas a qualificação estrutural das unidades e a informatização dos sistemas, mas a gestão do cuidado, inclusive no Centro Hospitalar Municipal de Santo André, o CHMSA. Isso vai de encontro à valorização do trabalhador e dos usuários dos serviços, tendo como meta um atendimento cada vez mais ágil, acolhedor e resolutivo, ou seja, humanizado.

A Política Nacional de Humanização (PNH) do SUS, instituída em 2003 pelo Ministério da Saúde, preconiza a valorização das relações e da comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários por meio da criação de vínculos solidários e da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde. A responsabilidade compartilhada produz mudanças no modo de gerir e cuidar.

Um SUS mais humano se constrói com a participação de todos e o comprometimento com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e qualquer um. Um SUS mais humano reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual.

A Humanização busca:

– Redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso;

– Atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco;

– Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo;

– Garantia dos direitos dos usuários;

– Valorização do trabalho na saúde;

– Gestão participativa nos serviços.

ATIVIDADES DE HUMANIZAÇÃO NO HOSPITAL:

O CHMSA multiplica as diretrizes da PNH em seu dia-a-dia, fortalecendo iniciativas de humanização existentes e estimulando novas práticas, inclusive junto ao terceiro setor. Ações promovidas freqüentemente, em parceria com ONGs (Organizações Não Governamentais) e projetos sociais, são importantes para o desenvolvimento humanizado do equipamento municipal de saúde. Entre elas, destacam-se visitas de contadores de histórias, clowns e cães (pet terapia), além de atividades de música e pintura, seja nas enfermarias da Clínica Médica e Clínica Cirúrgica, Pediatria ou Psiquiatria. Considerando a importância do serviço de voluntários e seu compromisso e dedicação aos nossos usuários, propomos sua atuação em conjunto com as equipes de enfermagem, serviço social e coordenadores, consolidando a parceria e prestando o devido suporte a todos que necessitam. O trabalho voluntário, a promoção do voluntariado e apoio aos voluntários estão enquadrados pela Lei do Voluntariado – Lei nº 9.608, de 18/02/1998.

Responsável pelas ações de voluntariado: Dra. Ekatriny Antoine Guerle

E-mail: eagtonso@santoandre.sp.gov.br

VOLUNTARIADO:

AVSSA (Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André)

Popularmente conhecidas como “Rosinhas do CHM” (devido aos tradicionais aventais na cor rosa), as voluntárias da AVSSA, há mais de 18 anos, servem kits com bolachas doces e salgadas, além de café e chá, a pacientes e familiares do hospital. Também se dedicam à leitura para acamados e, dentre outros suportes a pacientes e acompanhantes, oferecem sorrisos!

E-mail: atendimento@avssa.or.br

Presidente: Aparecida M. Leite (cidinha@avssa.org.br)

Capelania Hospitalar

O CHMSA proporciona o acompanhamento espiritual dos pacientes internados e de seus respectivos familiares por meio das atividades das capelanias Católica e Evangélica, esta última implantada a partir de 2009. Ambas atuam dentro do propósito de auxiliar no encontro da paz, harmonia, confiança e solidariedade, participando ativamente do processo de humanização do ambiente hospitalar. Também se fazem presentes em todos os momentos da vida social do hospital: Páscoa, Natal, Dia do Enfermo, entre outros. A atuação da Capelania ocorre a partir de um diálogo interdisciplinar, com atenção e respeito aos demais profissionais que atuam no serviço, facilitando o encontro do paciente consigo mesmo, com a sua fé e a realidade que o cerca.

– Capelania Católica:

Dias e horários de visita religiosa: segunda a sábado, das 09h às 12h / domingo, das 14 às 16h / segundas, quartas e sextas, das 19h30 às 21h

Missas toda terça e domingo, às 16h, na Capela da Divina Misericórdia, no piso térreo do Centro Hospitalar Municipal

Coordenação: Sonia Vitrio Rotondane

E-mail: soniavrotondane@terra.com.br

(A Capelania Católica é ligada à Pastoral da Saúde da Diocese de Santo André)

– Capelania Evangélica:

Dias e horários de visita religiosa: segundas, quartas, sextas e sábados, das 13h às 16h / terças e quintas, das 19h30 às 21h

Também são organizados dias de louvores

Coordenação: Pastor Osmar Perobelli

E-mail: capelania@conexaoprimeira.org.br