Santo André terá programação especial na Saúde para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Cidade realizará ações em diversas áreas como saúde, educação, assistência social, segurança e cultura

Santo André terá extensa programação relacionada ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (08/03). Haverá ações em diversas áreas, com palestras, realização de atividades, entre outras iniciativas.

Entre as ações na Saúde, um dos destaques é o lançamento da cartilha “A Saúde da Mulher”, que acontece na sexta-feira, a partir das 15h, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, no Parque das Nações. A publicação, que será virtual e acessada por meio de um QR Code, visa facilitar o acesso à rede municipal de saúde em todas as fases da vida da mulher.

Nas unidades básicas de saúde haverá diversos eventos com foco na saúde da mulher, desde rodas de conversa, grupos de atividade física, caminhadas, avaliação médica e de enfermagem, massagem, entre outras.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Secretaria de Saúde realizam no sábado (09/03) ação de saúde e práticas esportivas no Parque Natural Municipal do Pedroso. As atividades são totalmente gratuitas e ocorrerão das 8h às 12h.

O evento integra os programas Nasf pela Cidade, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, e o Saúde em Movimento, conduzidos pela Secretaria de Saúde. Na área de eventos da Unidade de Conservação, os profissionais realizarão aferição de pressão, auriculoterapia (alívio de dores por meio de pontos localizados na orelha), análise de bioimpedância, orientação nutricional, além de promover atividades físicas e aula de zumba.

Hospitais

Também para lembrar a data, os dois hospitais da cidade, o Centro Hospitalar Municipal (CHM) Dr. Newton da Costa Brandão e o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein terão suas fachadas iluminadas de cor-de-rosa durante todo o mês de março.

Ainda no Hospital da Mulher serão intensificados os exames de imagem, com a oferta de 4 mil ultrassons e 500 de mamografias durante todo o mês. Na sexta-feira, pacientes internadas serão envolvidas em uma ação voltada para o bem-estar: a tríade sensorial (que envolve musicoterapia, aromaterapia e massagem das mãos). Na espera do ambulatório e Pronto Atendimento, voluntárias entregarão plantas suculentas, como gesto de carinho e atenção.

Fonte: Comunicação PSA e Rede de Atenção Hospitalar de Santo André
Foto: Helber Aggio / PSA