Bate-Papo Interativo marca Setembro Amarelo no CHMSA

No Mês de Prevenção do Suicídio, público protagonizou conversa com especialistas sobre o tema 

Em vez de palestras, uma conversa direta entre público e convidados. Foi assim o bate-papo interativo “É Importante Falar Sobre Isso”, realizado no anfiteatro do Centro Hospitalar Municipal de Santo André Dr. Newton da Costa Brandão, no último dia 19, e dedicado à prevenção do suicídio.

Dúvidas, pontos de vista, depoimentos, vivências pessoais e familiares foram colocadas na roda durante as quase 04 horas de evento, que contou com as participações de Milton Minoru Kagohara, coordenador do CVV (Centro de Valorização da Vida) de Santo André, e Dr. Tomaz Eugenio de Abreu, médico psiquiatra e coordenador da Psiquiatria do CHMSA. O encontro integrou as ações do Setembro Amarelo – mês escolhido mundialmente para a campanha de conscientização – no município.

A partir da publicação de legislação específica (Lei Municipal 10.502), Santo André terá um olhar mais apurado sobre o tema, que será tratado como política pública com a criação de uma rede intersetorial de valorização da vida, envolvendo todas as secretarias da Prefeitura e profissionais capacitados para lidar caso a caso. “A cidade já conta, na área da saúde, com encaminhamento e acompanhamento de pacientes e visa diminuir os riscos de suicídio, que tem na depressão uma de suas principais causas”, explicou Dr. Tomaz.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), quase 1 milhão de pessoas se matam por ano no mundo – uma a cada 40 segundos. No Brasil, aproximadamente 31 pessoas cometeram suicídio por dia em 2018, um aumento de 4,2% em relação a 2017, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Só no estado de São Paulo, foram 2.367 vidas perdidas em 2018, alta de 4,8% na comparação com 2017.

O formato do evento, idealizado pelo setor de Comunicação do CHMSA, em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde (NES), foi bem avaliado pelos presentes. “Nunca participei de algo com essa dinâmica, estava acostumado com palestras. Esse formato nos permitiu, o tempo todo, falar, ouvir e aprender com todos. Foi enriquecedor”, elogiou Kagohara.

Engajamento

Durante todo o mês, o Centro Hospitalar Municipal “se vestiu” de amarelo. Laços decorativos foram espalhados por todos os setores para chamar a atenção de pacientes e colaboradores para a prevenção do suicídio. Além da equipe da Saúde Mental, demais funcionários do hospital aderiram à campanha e aos lacinhos na cor amarela junto à vestimenta.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Angelo Baima / PSA e Comunicação CHMSA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *