CHM de Santo André se destaca em avaliação do Projeto Paciente Seguro

Hospital recebeu a visita de consultoras do projeto, do Ministério da Saúde, que garante assistência segura aos pacientes a partir de metas internacionais

O Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) Dr. Newton da Costa Brandão recebeu nos dias 24 e 25 deste mês a visita de consultoras do projeto Paciente Seguro, iniciativa do Ministério da Saúde, que visa a garantia da segurança dos pacientes com base na ciência de melhoria e em metas internacionais. A unidade hospitalar andreense foi bem avaliada no tocante ao cumprimento dos protocolos e no gerenciamento dos riscos inerentes ao paciente.

Na avaliação das consultoras Suelen Stiehl, enfermeira, e Bruna Fank, farmacêutica, ambas do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS) – idealizador e desenvolvedor do projeto em parceria com o Ministério da Saúde -, os resultados obtidos pelo CHMSA sinalizam o aperfeiçoamento da cultura de segurança – algo que aprimora e qualifica a assistência prestada pelos profissionais e pela gestão hospitalar.

“O trabalho de todos os envolvidos no projeto e na difusão dessa cultura de segurança é marcado por dedicação e empenho. Os testes realizados revelam o impacto positivo na rotina de pacientes e funcionários. São indicadores de que os procedimentos têm as credenciais da preocupação e do cuidado. As equipes estão surpreendendo”, avalia Suelen.

A partir da adesão do CHMSA ao Paciente Seguro – o que ocorreu no dia 09 de abril, em Brasília (DF) – foram definidas unidades piloto e estabelecidas metas que cada uma deve desenvolver até novembro de 2020: UTI Pediátrica (Higiene das Mãos); UTI Adulto (Prevenção de Lesão por Pressão); Enfermaria de Pediatria (Prevenção de Quedas); Enfermaria de Clínica Médica (Comunicação Efetiva); Centro Cirúrgico (Cirurgia Segura); Pronto-Socorro (Identificação Segura do Paciente); Farmácia (Dispensação Segura de Medicamentos).

“Trabalhamos com metodologias e uma meta por unidade de atendimento. Ainda há muito pela frente, mas com esse time não temos dúvidas que isso vai perdurar. Independentemente do papel de cada um, todos são líderes natos e importantes para a mudança”, ressalta Bia, a respeito do envolvimento dos profissionais e equipes que tocam o projeto dentro do CHMSA.

O balanço dos dois dias de vistoria foi apresentado em reunião na Diretoria do hospital. “Acompanhamos dia a dia o impacto das mudanças e nossos colaboradores são ‘formiguinhas’, essenciais para isso não se acabe. Quando o projeto terminar, ficará um legado”, afirma a diretora geral do CHMSA, Dra. Maria Odila Gomes Douglas.

Em 2019, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André foi o único hospital do ABC inserido no projeto, que está em sua segunda fase (o Hospital Estadual Mário Covas, também da cidade, foi incluído na primeira etapa, em 2017). No total, 60 hospitais de todo o país estão envolvidos no Projeto Paciente Seguro.

“A diferença agora é que nossos indicadores, que já existiam, estão sistematizados, o que qualifica o cuidado e torna o ambiente hospitalar mais seguro para pacientes e também profissionais, afinal, é uma forma de reavaliarmos nosso trabalho”, destaca Vera Lúcia da Costa Souza, gerente de Enfermagem do CHMSA. “Nos sentimos motivados com essa avaliação positiva, uma vez que não se restringe à nossa região, mas tem abrangência nacional e é feita por profissionais experientes de um hospital de ponta, que está à frente dessa iniciativa por ser referência em todo o Brasil em qualidade e cuidados”, completa.

Segurança do Paciente

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Centro Hospitalar Municipal de Santo André promoveu um café da manhã, no último dia 19, para comemorar o Dia Mundial de Segurança do Paciente (celebrado em 17 de setembro). O encontro serviu para integrar todos os times e setores que estão desenvolvendo as metas do Paciente Seguro, antes da visita das consultoras do projeto.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Comunicação CHMSA