Anfiteatro do CHMSA recebe palestras da SIPAT 2018

Diante dos impactos das questões emocionais na saúde dos trabalhadores foram discutidos os transtornos mentais e os efeitos do estresse no trabalho

Dentro da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) 2018, o anfiteatro do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) Dr. Newton da Costa Brandão contou com duas palestras, na manhã desta quarta-feira (19/09/18). Toda a programação foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de Santo André e o tema central deste ano é “Qualidade de Vida no Trabalho – Da Saúde Emocional à Prevenção de Acidentes”.

“O objetivo com esse enfoque é disseminar a cultura do cuidado e diminuir nosso número de acidentes de trabalho, que aumentou de agosto de 2017 para agosto deste ano, sobretudo em áreas operacionais. No entanto, outro dado impacta na produtividade e na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras: questões relacionadas à saúde emocional têm gerado um percentual cada vez maior de afastamentos do trabalho, superando LER/DORT e os próprios acidentes”, explicou Valter José da Silva, presidente da CIPA.

O evento no hospital foi aberto pelo palestrante Dany Groes, coordenador da Saúde Mental de Santo André, que abordou os transtornos mentais no mundo do trabalho. O profissional falou, por exemplo, sobre depressão, ansiedade, síndrome do pânico, insônia e dependência química. Já a palestra de Maria Bernardo, da área de Gestão de Pessoas, destacou as doenças físicas e emocionais desencadeadas pelo estresse e o impacto disso no comportamento e nas relações de trabalho.

Ao final, os organizadores promoveram um bate-papo com o público. Sugestões foram apresentadas e servirão de base para um plano de trabalho preventivo no CHMSA. Locais como o Salão Burle Marx (no Paço Municipal) e o auditório do Parque Escola também recebem, até a próxima sexta-feira (21/09), atividades da SIPAT 2018.

Tempo é Cérebro – Outro evento organizado por equipe externa e realizado recentemente no anfiteatro do Centro Hospitalar Municipal foi a capacitação em AVC (Acidente Vascular Cerebral) “Tempo é Cérebro”. A palestra foi ministrada pelo neurologista Dr. Alexandre Pierre, que abordou questões como diagnóstico, tratamento, protocolo e fluxos.

Organizado pelo Núcleo de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, em parceria com a Boehringer Ingelheim, o evento marcou a implantação do Protocolo Angels no município. A iniciativa é baseada em dois objetivos. O primeiro é aumentar o número de hospitais preparados para atender casos de AVC isquêmico, para que mais pacientes tenham acesso ao cuidado especializado. O segundo é otimizar o tempo e a qualidade de tratamento nas unidades já existentes.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Comunicação CHMSA