Roda de conversa na Pediatria traz orientações para mães e acompanhantes sobre riscos de queda

Profissionais do CHMSA e acadêmicos de Enfermagem reforçaram medidas para garantir a segurança das crianças

Em parceria com alunos e professores de graduação em Enfermagem da Faculdade Anhanguera, uma roda de conversa foi promovida na Pediatria do CHMSA (Centro Hospitalar Municipal de Santo André) Dr. Newton da Costa Brandão, na manhã desta quinta-feira (13/09/18). O objetivo do bate-papo, que reuniu mães e acompanhantes, é evitar as quedas na primeira infância.

“Estamos retomando esses encontros com o apoio das escolas de Enfermagem que têm alunos em estágio aqui no setor. Eles, inclusive, produziram um material informativo com orientações muito úteis e conversamos, justamente, com mães de crianças na faixa etária que queremos atingir. Atualmente, a maioria dos nossos pacientes estão na primeira infância”, disse Luciene Correa Postigo, encarregada de enfermagem da Pediatria e da UTI Pediátrica.

Segundo ela, alguns episódios de quedas foram registrados nos últimos dias, não por falha profissional, mas por descuido de acompanhantes. “Tivemos casos de mães que deixaram as crianças caírem do colo, agora elas foram conscientizadas sobre os riscos e os cuidados necessários. A adesão foi muito boa e seguiremos com as orientações.”

A equipe de Educação Permanente do NECHI (Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar) do CHMSA foi representada durante o encontro pela encarregada de enfermagem Maria Aparecida dos Santos.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena