Prevenção de doenças cardiovasculares é tema de palestra no anfiteatro do CHMSA

Dr. Sérvio Lúcio D. Negrini abordou fatores de risco e mudança de hábitos visando o combate da principal causa de mortes no Brasil

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Coração, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André Dr. Newton da Costa Brandão promoveu, nesta quarta-feira (12/09/18), em seu anfiteatro, palestra com foco na prevenção das doenças cardiovasculares. O palestrante foi o Dr. Sérvio Lúcio Dainese Negrini, coordenador da enfermaria da Clínica Médica.

“Doença cardiovascular é um termo genérico usado para descrever distúrbios que afetam o coração ou os vasos sanguíneos. A maioria delas é resultado de problemas crônicos, que se desenvolvem no decorrer dos anos”, explicou o médico. Entre as doenças mais comuns estão infarto e AVC, mas há também febre reumática, trombose venosa profunda (TVP), angina, embolia pulmonar e as cardiopatias (hipertensiva ou congênita), entre outras.

Cerca de 17,9 milhões de pessoas morrem de doenças cardiovasculares no mundo todos os anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) – o que representa 31% de todas as mortes globais. No Brasil, a doença cardiovascular é a primeira causa de morte (as DCV’s são responsáveis por um total de 20% de todos os óbitos de pessoas com mais de 30 anos no país).

De acordo com Dr. Sérvio, a melhor maneira de prevenir as doenças consiste em alimentação balanceada e prática de atividade física, além de um controle rigoroso de glicemia, níveis de colesterol e triglicérides. “Alguns fatores de risco não são modificáveis, como idade, sexo e histórico familiar, porém, outros podem ser mudados a partir de novos hábitos. Evitar o sedentarismo, controlar o peso para combater a obesidade, não fumar e não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas estão entre eles.”

O Dia Mundial do Coração é comemorado em 29 de setembro. Em alusão à data, foi instituído o Setembro Vermelho, que caracteriza o combate às doenças cardiovasculares. Este mês também é marcado pelas cores verde (incentivo à doação de órgãos e prevenção do câncer de intestino) e amarelo (prevenção ao suicídio). O CHMSA e a Secretaria de Saúde de Santo André vêm promovendo ações e campanhas de conscientização, envolvendo profissionais e a população.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Foto: Comunicação CHMSA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *