CHMSA premia trabalhos voltados à segurança do paciente

Em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) Dr. Newton da Costa Brandão promoveu durante todo o mês de setembro uma série de atividades voltadas à conscientização das equipes e profissionais. As ações se basearam nas seis metas internacionais.

Os setores assistenciais passaram por auditoria de identificação correta do paciente, em um dia surpresa, para avaliação e posterior premiação. Os dois setores de maior assertividade no cumprimento da meta 1 foram UTI – 3º andar e Clínica Médica, premiados em primeiro e segundo lugar, respectivamente. A entrega dos prêmios ocorreu na última sexta-feira (15/10).

Confira algumas das atividades, idealizadas pela Diretoria de Enfermagem e pela Coordenação de Educação Permanente de Enfermagem, com o aval do Núcleo de Segurança do Paciente do hospital:

Higienizar as mãos para evitar infecções (Meta 5)

O NECIH (Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar) preparou uma videoaula de conscientização sobre a importância e eficácia da higiene das mãos na prevenção de IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde) e entregou crachás com as seis metas de segurança. A atividade reuniu 426 participantes nos dias 09 e 10 de setembro, entre médicos, equipes de enfermagem, nutrição, fisioterapia, serviço social, faturamento, regulação e farmácia. Todos ganharam brindes.

Seis metas de segurança

Enfermagem, Educação Permanente e Diretoria de Enfermagem criaram uma roleta animada com as seis metas de segurança. Após o participante girar a roleta, ele escolhia uma carta para responder uma pergunta relacionada à meta apontada pela roleta. A atividade ocorreu nos dias 16 e 17 de setembro, com a distribuição de brindes para todos.

Reduzir o Risco de Lesão Por Pressão (Meta 6)

Enfermagem e Comissão de Prevenção de Lesão promoveram, nos dias 21 e 22 de setembro, a gincana “Stop lesão por pressão e Siga na prevenção”. A atividade consistia em localizar e identificar as áreas de maior incidência de risco, separar as imagens corretas relacionadas às medidas institucionais de prevenção de lesão, além de perguntas na linha certo ou errado. No total, foram atraídos 266 participantes da área de enfermagem. O grupo com menor número de acertos teve que dançar a música “Ela tá movimentando” para lembrar da mudança de decúbito/descompressão local para diminuir o risco de lesão. Não faltou criatividade e todos foram contemplados com brindes.

A seguir as seis metas de segurança do paciente:

  • Identificar o paciente corretamente;
  • Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde;
  • Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
  • Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos;
  • Higienizar as mãos para evitar infecções;
  • Reduzir o risco quedas e úlceras por pressão.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Comunicação CHMSA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *