CHM de Santo André promove Arraial do Cuidado

Em clima junino, evento reforçou práticas de humanização na Saúde

O Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) realizou nos dias 28 e 29 seu 1º Arraial do Cuidado. A iniciativa uniu colaboradores, equipes de voluntariado e conselheiros locais de saúde em torno da conscientização sobre a promoção de saúde e o atendimento humanizado, movimentando cerca de 350 participantes em cada dia.

Com decoração junina, o evento contou com “barracas” onde, por meio de jogos, brincadeiras e outras atividades, profissionais de diversos setores do hospital orientavam os participantes sobre temas como descarte seguro de resíduos, fluxo de acidente de trabalho, a importância da doação de sangue, higienização das mãos, os benefícios da água para o organismo e as metas de segurança do paciente. Tudo sob a ótica da humanização.

“A humanização é uma marca da gestão e temos reforçado fortemente o conceito de um novo olhar para o cuidado à nossa gente. Isso passa por capacitações periódicas dos nossos profissionais, visando à qualificação em todas as unidades de atendimento”, afirmou o secretário de Saúde de Santo André, Gilvan Junior.

Saúde em rede

Para marcar as comemorações pelo Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ (28/06), foi criado um espaço para abordar os desafios para garantir o cuidado humanizado à essa população no SUS (Sistema Único de Saúde) – numa parceria do setor Psicossocial do CHMSA com o Programa de Prevenção de IST/Aids da Vigilância Epidemiológica e com a equipe multidisciplinar do Ambulatório Trans e de Variabilidade de Gênero de Santo André.

“Esse trabalho em rede é importante para os profissionais e pacientes em vários aspectos, principalmente no respeito ao uso do nome social, um direito conquistado e garantido por lei. Ao unir prevenção e humanização, aproximamos o público LGBTQIA+ dos serviços de saúde, evitando a transmissão de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e o constrangimento entre as pessoas, seja o profissional ou o paciente”, argumentou Erika Sanchez, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e do Programa IST/Aids de Santo André.

Humanização

Recentemente, o CHMSA instituiu uma Comissão Interna de Humanização, que engloba diversas áreas técnicas na aplicação de uma política humanizada. “Esse evento joga luz sobre um tema importante e reafirma, definitivamente, a instituição do cuidado humanizado ao paciente e também ao colaborador no Centro Hospitalar de Santo André. Estamos muito contentes”, declarou a presidente da comissão, Angela Biazon.

Para o diretor geral da Rede de Atenção Hospitalar de Santo André, Victor Chiavegato, a Comissão de Humanização do CHMSA foi um ganho no sentido de ampliar a discussão com as equipes assistenciais. “O hospital passa por um novo momento e esse arraial foi uma forma criativa e estratégica de reforçar a pauta do cuidado humanizado, integrando os setores e intensificando a qualidade do atendimento prestado”, completou.

Confira fotos do evento:

Comunicação Rede de Atenção Hospitalar de Santo André
Coordenação: Gustavo Baena
Fotos: Eduardo Merlino/PSA e Comunicação Rede de Atenção Hospitalar de Santo André