Centro Hospitalar Municipal de Santo André é o único hospital do ABC a aderir ao projeto Paciente Seguro em 2019

Iniciativa do Ministério da Saúde é baseada na ciência de melhoria e em metas internacionais de segurança dos pacientes em serviços de saúde

O CHMSA (Centro Hospitalar Municipal de Santo André) é o único hospital do ABC a aderir em 2019 ao projeto Paciente Seguro, do Ministério da Saúde. A iniciativa é baseada na ciência de melhoria e em metas internacionais da OMS (Organização Mundial de Saúde) de segurança dos pacientes em serviços de saúde e entra em sua segunda fase.

A adesão foi oficializada no último dia 09/04, em Brasília (DF), com a assinatura do termo de compromisso pela Superintendência do hospital. Além da Dra. Maria Odila Gomes Douglas, diretora geral do CHMSA, quatro integrantes da Comissão Interna de Segurança do Paciente viajaram para a capital do país, onde participaram de oficinas de capacitação.

Dessa forma, o CHMSA passa a integrar um grupo de 60 hospitais do país envolvidos no projeto – da região do Grande ABC, apenas o Hospital Estadual Mário Covas fazia parte do programa nacional, tendo sido selecionado na primeira fase, em 2017, juntamente com outros 14 hospitais brasileiros. Nesta segunda fase, que inclui o Centro Hospitalar Municipal de Santo André, apenas outros três equipamentos de saúde de todo o estado de São Paulo passaram a fazer parte da iniciativa (Hospital da Unicamp, de Campinas; Hospital Guilherme Álvaro, de Santos; e Hospital do Mandaqui, na Capital).

Entre os temas abordados estão a identificação de 100% dos pacientes internados com pulseiras e etiquetas, a comunicação efetiva entre os envolvidos no processo de atendimento e cuidados com o paciente, o gerenciamento de riscos inerentes ao paciente, a cirurgia segura e a higienização adequada das mãos. “Na verdade, a maioria desses protocolos já são aplicados em nossa rotina no hospital. A novidade é que eles serão aprimorados em etapas, até novembro de 2020, a partir de testes em unidades piloto que definimos, incluindo Centro Cirúrgico, UTI Adulto, Enfermaria de Pediatria, e UTI Pediátrica”, explica Dra. Maria Odila.

Segundo a Dra. Ekatriny Antoine Guerle, membro da Comissão de Segurança do Paciente, o cumprimento dos protocolos e o gerenciamento de riscos permitem aprimorar não só a qualidade da atenção prestada, mas a implementação de uma cultura de segurança. “É algo bem abrangente. Paciente seguro é sinônimo de profissionais assistenciais seguros e de uma gestão hospitalar segura.”

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Comunicação CHMSA e Alex Cavanha/PSA