Força-tarefa do Saúde Fila Zero beneficia 2,5 mil pessoas com consultas de endocrinologia e otorrinolaringologia

Atendimentos ocorrem no Centro Hospitalar Municipal, das 17h às 22h; pacientes foram agendados respeitando ordem cronológica da fila de espera

A Prefeitura de Santo André está realizando mais uma força-tarefa noturna do programa Saúde Fila Zero, desta vez com o objetivo de zerar a fila de espera por consultas na área de endocrinologia infantil e otorrinolaringologia adulto e infantil. Os atendimentos, que foram previamente agendados, ocorrem no Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão (CHMSA), das 17h às 22h.

As consultas foram marcadas respeitando a ordem cronológica da fila de espera. Os atendimentos tiveram início no dia 15 de abril e terminarão nesta quinta-feira (25), beneficiando cerca de 2,5 mil pessoas.

“Estamos realizando um grande esforço na Saúde para eliminar a fila de espera por consultas e exames nas especialidades. A força-tarefa em endocrinologia e otorrinolaringologia é mais uma ação prioritária para garantir atendimento ágil, eficiente e de qualidade à população”, comentou o prefeito Paulo Serra.

Para não gerar uma nova fila de espera e garantir que os pacientes realizem todo o processo até a alta médica, a força-tarefa foi dividida em etapas. Após o primeiro atendimento, se necessário, os pacientes serão encaminhados para realizar exames de diagnóstico e retorno médico. Os casos que necessitem de acompanhamento posterior serão direcionados à rede de atenção especializada.

No atendimento com endocrinologia infantil, inicialmente os pacientes passam por uma triagem onde são realizadas aferição de pressão, peso, altura e dextro (exame que mede a glicose presente no sangue).

“O profissional que atende a especialidade de endocrinologia é procurado por inúmeros fatores. Hoje os que mais prevalecem são puberdade precoce, colesterol alto, obesidade, tireóide e baixa estatura. Orientamos, na maioria das vezes, como primeiro tratamento, dieta e atividade física”, explicou a endocrinologista Dra. Giovana de Castro Oliveira Franzon.

A costureira Mirian Santos Cavalcante, de 34 anos, participou da iniciativa acompanhando as filhas, Sara e Soraia, de seis anos de idade, e ficou satisfeita com o atendimento que recebeu. “Desde os três anos a Sara e a Soraia tinham muitos pelos, a médica do posto falou que poderia ser por questão hormonal e encaminhou para o endocrino. Foi pedido exame de raio-X para ver se a idade óssea está avançada. Depois vou trazer o resultado para saber qual será o tratamento. Eu gostei, achei legal, o atendimento aqui foi bem rápido e organizado”, elogiou a moradora da Vila Guiomar.

Já no atendimento com o otorrinolaringologista alguns procedimentos como lavagem de ouvido, cauterização e otoscopia são realizados dentro do consultório, durante a primeira consulta, em pacientes que apresentam essa necessidade.

“A reclamação mais recorrente que atendemos é de rinite, principalmente nesse período de outono e inverno. Orientamos deixar a casa mais arejada, evitar o contato com lugares empoeirados, lavar as mãos com frequência, ingerir bastante líquido, e se possível, lavar o nariz com soro fisiológico três vezes por dia. Com isso é possível evitar infecção por gripe e rinite virais, que são doenças muito comuns nesta época do ano”, orientou o otorrinolaringologia Dr. Everton Cardoso da Silva.

Essa é a terceira força-tarefa realizada em abril. Neste mês, foram realizados atendimentos também em gastroenterologia, pediatria, ginecologia e clínico geral. Novas iniciativas serão realizadas até o final do mês para zerar a fila de outras especialidades.

Histórico – O Programa Saúde Fila Zero foi lançado em 2017 com objetivo de zerar a fila de espera por consultas, exames e melhorar o fluxo de atendimento das demandas na área da Saúde. Em 2018, foram realizados mais de 400 mil procedimentos entre ultrassom, coleta de sangue, parasitológico e urina, consultas com dermatologista, neurologista adulto e pediátrico, endocrinologista e oftalmologista.

Fonte: Comunicação PSA
Foto: Angelo Baima / PSA