Roteiro de Cultura, Arquitetura e Paisagismo 

A proposta deste roteiro é destacar pontos históricos da cidade, onde traços de sua formação são narrados pelo patrimônio arquitetônico e seus espaços culturais, assim como trazer à tona acervo arquitetônico, artístico e urbanístico disponível para estudo e contemplação em caminhos corriqueiros, do dia a dia para quem mora na cidade, mas de grande relevância e simbolismo para a arquitetura paulista.

Artistas, arquitetos, paisagistas e urbanistas consagradas no cenário paulista tem destaque para suas obras públicas, como Roberto Burle Marx, Rino Levi, Luiz Sacilotto, Jorge Bomfim, Tomie Ohtake e outros. 

Destaques

Tour Centro Cívico  – Paço Municipal

Espaço onde se localizam os três poderes do município: Executivo, Legislativo e Judiciário. O conjunto de interesse arquitetônico e urbanístico foi projetado pelo arquiteto Rino Levi com o projeto paisagístico de Roberto Burle Marx.

Acervo Museu Municipal  

Ocupado pelo Museu de Santo André desde 1990, foi construído em 1912, seguindo o modelo Mogy-Guassú de 1910, projeto de José Van Humbeck e fachada de J.B.Maroni. A escola que esteve instalada no local foi transferida, instalando-se ali equipamentos públicos municipais.

Arte Urbana

Intervenções no viaduto da avenida Santos Dumont (Perimetral) e grafite 3D na estação de CPTM Prefeito Celso Daniel – Santo André são exemplos de transformação da paisagem urbana através da arte e suas leituras da cidade.

Casa do Olhar “Luiz Sacilotto”

A Casa do Olhar promove, pesquisa e estimula reflexões no campo das artes visuais. Estão sob sua gestão o edifício onde está sediada a Casa, a Galeria de Arte do Paço Municipal e a Pinacoteca de Santo André.

CDARQ – Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo (Paranapiacaba)

Abriga exposição permanente sobre a formação urbana e arquitetônica da Vila Martim Smith, com uso de maquetes, ferramentas e acervo áudio visual. 

Cine Tangará

Inaugurado em 1912 pelo italiano Vicenzo Arnaldi, localizava-se à Rua Coronel Oliveira Lima, 50, sendo considerado um dos cinemas mais luxuosos da região, funcionando até 1995. 

Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

Inaugurado em seu atual endereço em 1925, possui proposta multicultural e é um bem protegido como patrimônio cultural pelo COMDEPHAAPASA – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André desde 1992.

Corinthians Futebol Clube de Santo André 

Agremiação de futebol andreense criada em 1912. Em novembro de 2019, foi entregue ao Museu de Santo André a Súmula Original da partida (7×1) entre Santos e Corinthians de Santo André  (07/09/1956), no amistoso  estadual onde o jogador Pelé marcou o 1º gol de sua carreira. 

Fundação Santo André FAECO e FAFIL

Os edifícios da FAECO, FAFIL e do CPD foram projetados pela equipe de arquitetos formada por Jorge Bomfim, Toru Kanazawa e Roberto Tross Monteiro. Em 1960 é constituído o Centro Universitário do ABC (Fundação Santo André).

Monumento ao Trabalhador – Tomie Ohtake

A escultura possui forma de fita e presta uma homenagem à classe trabalhadora de Santo André. Ela possui 12 metros de altura, 15 toneladas, comprimento desenvolvido de 28 metros e largura média da fita de 2,5 metros. 

Mural na Universidade Federal do ABC – UFABC

O mural foi construído na Universidade Federal do ABC, fundada em 2005, dois anos após a morte do artista, a obra foi adaptada de um projeto de Luiz Sacilloto da década de 70. Seguindo suas proporções, foi executada pelo arquiteto Xico Guedes em 2008. Os triângulos vermelhos são placas de polipropilenos fixadas na parede branca. Fonte: Jacques Jaison, 2017.

Obras de Gianni Parziale

Obras de autoria do artista plástico Gianni Parziale que retratam temas como a Crucificação de Cristo, Jardim das Oliveiras, Santa Ceia, Vida e Morte e a glorificação de São Maximiliano Kolbe, Via Sacra, e um painel central que retrata a Ressurreição.
A exposição das obras se dá na Paróquia Maria Imaculada (rua  Fenícia, 774, Parque Novo Oratório, Santo André).

Obra Concressão 0005

A obra de Luiz Sacilotto é encontrada no Calçadão da Oliveira Lima – Centro. Foi produzida em aço carbono pintado, com quatro metros de altura, recebeu uma nova pintura, foi instalada sobre uma plataforma e conta agora com um sistema de iluminação. 

Obra Concressão 0011

Concreção 0011 é uma escultura de Luis Sacilotto, feita em aço carbono pintado, medindo 8x8x8m.

 

Paisagismo Paço Municipal – Roberto Burle Marx

Inaugurado em 8 de abril de 1969, o projeto foi escolhido por intermédio de concurso público, ganho pelo arquiteto Rino Levi. O Centro Cívico é formado pelo conjunto de edifícios formados pelo Paço, Câmara de Vereadores e Centro Cultural (Teatro Municipal, Biblioteca, Auditório e sede da Secretaria de Cultura). O paisagismo é de autoria de Burle Marx que também fez a tapeçaria (instalada no 9º andar do edifico do Executivo), o painel tríptico (saguão do Teatro) e o púlpito (praça entre os três poderes). Faz parte do conjunto, o Fórum Estadual que é de autoria do arquiteto Jorge Bonfim. Rino Levi faleceu antes que a obra ficasse pronta.

Passarela Av. Perimetral

Construída em 1974, foi projetada por João Batista Vilanova Artigas. A passarela liga ambos os lados da avenida Perimetral possibilitando a travessia de pedestres, estando localizada próxima a Igreja Matriz de um lado e  à Cooperativa de Consumo do outro. 

Fonte: https://www.acervos.fau.usp.br/s/acervos/item/11285

1º Quarteirão 

Um dos primeiros núcleos urbanos da cidade, organizado entre o final do século XIX e o início do século XX, defronte à antiga Estação Ferroviária. Algumas das edificações atuais substituíram as primeiras construções em taipa, demolidas em 1908. 

Projeto Arquitetônico: Paulo Mandes da Rocha e Lina Bo Bardi

Sabina Escola do Conhecimento – Projeto Arquitetônico

O projeto do complexo arquitetônico de 11 mil metros quadrados é assinado por Paulo Mendes da Rocha, ganhador do prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial. O espaço conta com o mobiliário do espaço interno assinado pela arquiteta e designer Lina Bo Bardi,  além do Painel Luiz Sacilotto.

Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto

A instalação promove anualmente chamadas para exposição de artes visuais. Destina-se a reunir e expor trabalhos contemporâneos de artistas selecionados pela Comissão Organizadora. Além da exposição, busca promover, estimular e difundir outras manifestações artísticas.

SESC Santo André – Projeto Arquitetônico

Projetado pelos arquitetos Tito Lívio Frascino, Vasco de Mello, Fernando Pires, Arthur Delgado, Alexandre Stefani e Maria Antonieta Natal. Conta com o Painel Elevador Luiz Sacilotto. O complexo cultural e de lazer tem área construída superior a 31 mil metros quadrados e, com implantação horizontal, ocupa o eixo maior do terreno de 18,6 mil metros quadrados.

Tapeçaria – Roberto Burle Marx

Inaugurada em 1969, a tapeçaria de Burle Marx foi restaurada em 2006. Medindo 26,36m de comprimento por 3,27m de altura, realizada em duas partes, em tear manual. Foi produzida na indústria Tapeçaria Manual, unidade da Tecelagem Parahyba de São José dos Campos (SP). 

Teatro Municipal Maestro Flávio Florence

A história do Teatro iniciou-se no final da década de 1960, quando o projeto arquitetônico de Rino Levi e do paisagista Roberto Burle Marx para o Centro Cívico de Santo André – do qual faz parte – foi escolhido. A inauguração aconteceu em 1971 e sua acústica foi considerada, por anos, como uma das melhores da América Latina.

Tríptico – Saguão do Teatro

Inaugurada entre 1970 e 1971, a obra de Roberto Burle Marx é um conjunto de três painéis de concreto aparente, em alto e baixo relevo: o primeiro painel tem 11,70 m de comprimento; o segundo tem 7,74 m e o terceiro tem 10 m, todos medindo 3,40 de altura. 

EnglishPortugueseSpanish