Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto

O Salão de Exposições integra o conjunto do Centro Cívico ou Paço Municipal de Santo André, que é composto pelos edifícios da Prefeitura, Câmara Municipal, Fórum e Biblioteca. Fica localizado no prédio da Biblioteca Municipal Nair Lacerda, que funciona em seu todo como Centro Cultural, abrigando também o Teatro Municipal, Auditório e Café.

O projeto arquitetônico é de Rino Levi e o paisagismo do entorno, assim como painel instalado na entrada do Salão, são de autoria de Roberto Burle Marx. O espaço foi inaugurado em 1968 com a realização do Iº Salão de Arte Contemporânea de Santo André.

Promove anualmente chamadas de para exposição de artes visuais. As exposições destinam-se a reunir trabalhos contemporâneos representativos das Artes Visuais. Além da exposição de Artes Visuais, o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto busca promover, estimular e difundir quaisquer outras manifestações artísticas.São permitidas as inscrições de artistas ou coletivos nas seguintes linguagens de artes visuais: pintura, desenho, ilustração, arte sonora, intervenção, instalação, site specific, gravura, escultura, objeto, performance, happening, vídeo e fotografia. Os trabalhos poderão utilizar tecnologias digitais e analógicas, linguagens híbridas e processos colaborativos.

O espaço possui uma atividade que ocorre anualmente, o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, entre os meses de abril e julho. Nos demais meses do ano são realizadas exposições desenvolvidas por meio de projeto curatorial da coordenação da Casa do Olhar Luiz Sacilotto e também via propostas encaminhadas por artistas, museus, galerias de arte e curadores.

Horário de funcionamento:

Terça a Sexta-feira: das 09h30 às 17h