SESC Santo André – Projeto Arquitetônico 

O edifício do Sesc em Santo André, na Grande São Paulo, inaugurado no início de março, foi projetado pelos arquitetos Tito Lívio Frascino, Vasco de Mello, Fernando Pires, Arthur Delgado, Alexandre Stefani e Maria Antonieta Natal. O complexo cultural e de lazer tem área construída superior a 31 mil metros quadrados e, com implantação horizontal, ocupa o eixo maior do terreno de 18,6 mil metros quadrados. Fonte: https://revistaprojeto.com.br/acervo/tito-livio-frascino-vasco-de-mello-fernando-pires-arthur-delgado-alexandre-stefani-e-maria-antonieta-natal-sesc-santo-andre-sp/

O projeto dos arquitetos Tito Lívio e Vasco de Melo data de 1991, e responde a um programa de parâmetros detalhados e aprimorados dentro da filosofia de trabalho do Sesc. “A partir disso, tivemos liberdade de expressão espacial e formal”, diz Lívio. O projeto paisagismo da arquiteta Amélia Bratke.

Predominam linhas retas no exterior e onduladas no interior, com muito branco e cinza claro. Uma constante, contudo, pode ser mencionada. No interior, janelas em forma de escotilhas. Por fora, acima do pergolado metálico que dá acesso às piscinas, um prolongamento externo em concreto da área do teatro, semelhante à proa de um barco. “Não houve intenção de formar um navio. A boa arquitetura não copia formas nem elementos da natureza”, afirma Lívio.

Chama a atenção a permeabilidade visual, explorada no interior com a luz natural fluindo entre caixarias e nos vãos livres, muito utilizados, bem como colunas de sustentação em concreto de formas arredondadas.

O desenho do piso é do próprio Lívio, em placas pré-moldadas de alta resistência. O acabamento das paredes internas é em granito lavado fulget, com cascatas nos corredores. A solução mista que dá unidade à obra é embasamento de concreto e metal nas coberturas, pisos superiores e mezaninos. Um arco com três mastros de metal – cobertura das quadras ao lado da área das piscinas – é a única estrutura totalmente metálica do conjunto. Fonte: https://www.dgabc.com.br/Noticia/143411/predio-do-sesc-santo-andre-e-belo-e-funcional

Painel Elevador Luiz Sacilotto

O primeiro painel foi executado na área interior do SESC Santo André, projeto arquitetônico, concluído em 2002. Diferindo dos demais exemplos, é uma grande obra pictórica, pois trata-se de pintura sobre parede, situada sobre caixa dos elevadores, causando um impacto de ilusão ótica. Fonte: Jacques Jaison, 2017.

EnglishPortugueseSpanish