Sabina – Projeto Arquitetônico 

Em uma área de 24 mil metros quadrados, anexa ao Parque Central, encontra-se a Sabina. O projeto do complexo arquitetônico de 11 mil metros quadrados é assinado por Paulo Mendes da Rocha, ganhador do prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial.

Entre as inovações tecnológicas do projeto, está uma enorme viga-calha de concreto, com 185 metros lineares, apoiada somente em três pontos e sem junta de dilatação.

As duas vigas encerram uma ampla área construída e, junto com o mobiliário do espaço interno assinado pela designer Lina Bo Bardi, são ferramentas que permitem a experimentação, vivência lúdica e entretenimento, como tudo o que há na Sabina. Toda a construção e mesmo as áreas administrativas são espaços dedicados ao conhecimento e à criação humana.

Painel Luiz Sacilotto

Sacilotto utilizou conceitos concretistas observados no campo pictórico, módulos ótico-cinéticos, enquadrada nas categorias da optical art, o ilusório do espaço, com as formas em repetição, calculada pela ambiguidade espacial. Nas pinturas, bidimensionalidade num jogo de efeitos, com  distintas posições e tonalidades. Fonte: Jacques Jaison, 2017. 

EnglishPortugueseSpanish