Eventos em Teatro Conchita de Moraes

Criado pelo Governo do Estado em 1959, o Teatro Conchita de Moraes foi inicialmente erguido para ser o auditório da Escola Estadual Professora Carlina Caçapava de Mello, existente no mesmo quarteirão.

Em 1963, em convênio com a prefeitura, o teatro acolhe o festival de teatro amador de Santo André. Em 1970, começa a ser administrado pelo município que passa a utilizá-lo como um dos espaços teatrais da cidade.

Nos anos 80, o Conchita de Moraes abrigou festivais e mostras de teatro da cidade e região, além de espetáculos independentes, mas é a partir de 1990 que passa a ser utilizado, de forma provisória, pelas turmas da Escola Livre de Teatro (ELT), criada pela gestão da época.

Em meados dos anos 90 o espaço passa por uma reforma que o reconfigura na arquitetura atual, passando a abrigar a Escola Livre de Teatro (ELT) de forma definitiva, e a programação de teatro vinculada a grupos de pesquisa independente em artes cênicas.

A indissociável relação entre o espaço da Escola Livre e o Teatro Conchita de Moraes é a garantia de poder reverberar na programação pública de arte da cidade seus próprios frutos e estudos, e sobretudo criar um espaço de apresentação que aprofunde o debate artístico sobre o fazer teatral de grupos independentes, com espetáculos convidados dentro desse espectro de pesquisa. Dessa forma, a cidade tem uma alternativa cultural que difere de outros espaços com programações voltadas para uma produção teatral mais comercial, legitimando assim a existência da escola na própria cidade, projetando seu futuro em rede, num ‘triangulo’ interdependente: projeto de formação, projeto de difusão e projeto de formação de público.

O espaço conta com um palco “Italiano”, 4 camarins, e capacidade para 220 pessoas.

Sertão Sem Fim faz o cruzamento da história de três mulheres da comunidade de Três Outeiros de Macaúbas (BA): Maria Tertulina, Tertulina Alves (sua neta) e Maria Izabel, moradora daquela comunidade, conhecida na região como a rainha das cavalgadas. Desse cruzamento nasce a narrativa mito-poética sobre Sebastiana (Bastia).

O Teatro de Panela surgiu do encontro de três atores (Bruna Izar, Guto Moura e Lívia Lunardi) em formação acadêmica, na cidade de São Paulo. Em 2015, o grupo se reuniu iniciando um longo processo de pesquisa. Juntos embarcamos na criação de uma dramaturgia autoral e coletiva, que originou o espetáculo “O menino de Lugar…

Sertão Sem Fim faz o cruzamento da história de três mulheres da comunidade de Três Outeiros de Macaúbas (BA): Maria Tertulina, Tertulina Alves (sua neta) e Maria Izabel, moradora daquela comunidade, conhecida na região como a rainha das cavalgadas. Desse cruzamento nasce a narrativa mito-poética sobre Sebastiana (Bastia).

A Cia Turno da Madrugada nasceu de uma junção de amigos/artistas contemporâneos, que somam suas experiências e práticas pessoais numa mistura de linguagens artísticas à disposição deste espetáculo. Um elenco profissional muito experiente, de carreiras longínquas e em alguns currículos grandes companhias nacionais e internacionais. “A Toca” é um mix de teatro físico, corporeidade e…

A Cia Turno da Madrugada, nasceu de uma junção de amigos/artistas contemporâneos que somam suas experiências e práticas pessoais numa mistura de linguagens artísticas à disposição deste espetáculo. Um elenco profissional muito experiente, de carreiras longínquas e em alguns currículos grandes companhias nacionais e internacionais. “A Toca” é um mix de teatro físico, corporeidade e…

A Cia Turno da Madrugada, nasceu de uma junção de amigos/artistas contemporâneos que somam suas experiências e práticas pessoais numa mistura de linguagens artísticas à disposição deste espetáculo. Um elenco profissional muito experiente, de carreiras longínquas e em alguns currículos grandes companhias nacionais e internacionais. “A Toca” é um mix de teatro físico, corporeidade e…

A Cia Turno da Madrugada, nasceu de uma junção de amigos/artistas contemporâneos que somam suas experiências e práticas pessoais numa mistura de linguagens artísticas à disposição deste espetáculo. Um elenco profissional muito experiente, de carreiras longínquas e em alguns currículos grandes companhias nacionais e internacionais. “A Toca” é um mix de teatro físico, corporeidade e…

O espetáculo do projeto “No ponto em que eu me encontro” consiste em um solo de Danças Urbanas em conjunto com atividades formativas integrando dança, oralidade e canto, tendo como estética corporal as danças vernaculares estadunidenses em diálogo com as Danças Afro-brasileiras. Aberto ao público. Gratuito. Este projeto foi contemplado pelo edital Nº 06.08.2023 –…

Falar de sogra já sugere piadas, cenas engraçadas ou situações hilárias, imagine uma comédia, onde o Fantasma da Sogra volta para se vingar do Genro?. Pois esta comédia, muito mais hilária do que uma simples piada “de sogra” mostra o que aconteceu a um Genro safado, que passou a vida tapeando a sogra, se apoderando…