Eventos em Teatro Conchita de Moraes

Criado pelo Governo do Estado em 1959, o Teatro Conchita de Moraes foi inicialmente erguido para ser o auditório da Escola Estadual Professora Carlina Caçapava de Mello, existente no mesmo quarteirão.

Em 1963, em convênio com a prefeitura, o teatro acolhe o festival de teatro amador de Santo André. Em 1970, começa a ser administrado pelo município que passa a utilizá-lo como um dos espaços teatrais da cidade.

Nos anos 80, o Conchita de Moraes abrigou festivais e mostras de teatro da cidade e região, além de espetáculos independentes, mas é a partir de 1990 que passa a ser utilizado, de forma provisória, pelas turmas da Escola Livre de Teatro (ELT), criada pela gestão da época.

Em meados dos anos 90 o espaço passa por uma reforma que o reconfigura na arquitetura atual, passando a abrigar a Escola Livre de Teatro (ELT) de forma definitiva, e a programação de teatro vinculada a grupos de pesquisa independente em artes cênicas.

A indissociável relação entre o espaço da Escola Livre e o Teatro Conchita de Moraes é a garantia de poder reverberar na programação pública de arte da cidade seus próprios frutos e estudos, e sobretudo criar um espaço de apresentação que aprofunde o debate artístico sobre o fazer teatral de grupos independentes, com espetáculos convidados dentro desse espectro de pesquisa. Dessa forma, a cidade tem uma alternativa cultural que difere de outros espaços com programações voltadas para uma produção teatral mais comercial, legitimando assim a existência da escola na própria cidade, projetando seu futuro em rede, num ‘triangulo’ interdependente: projeto de formação, projeto de difusão e projeto de formação de público.

O espaço conta com um palco “Italiano”, 4 camarins, e capacidade para 220 pessoas.

Leituras e discussões de textos teóricos sobre dramaturgia e de textos dramatúrgicos para encenação; pensando em expandir o entendimento da dramaturgia no atual mercado de trabalho, o orientador propõe ainda, encontros sobre os princípios da escrita para o audiovisual focando nas bases da escrita para a linguagem, com seus principais elementos e estruturas mais assimiladas…

O jogo, a palavra, a música e todos os estímulos que surgem durante essa travessia são caminhos para despertar o corpo para o movimento. As aulas valorizam o autoconhecimento, a diversidade dos corpos e a percepção da potência coletiva. Coordenação, tonicidade, força, noção rítmica, agilidade, ampliação da capacidade criativa e da memória são alguns dos…

O objetivo deste Terreiro de Estudos é criar um espaço de pesquisa onde artistas trans de diversas artes possam se encontrar e desenvolver criações conjuntas a partir de suas pesquisas prévias. O fio condutor do trabalho é a busca por uma linguagem teatral e performática que expresse profundamente a vivência trans e travesti em cena.

As aulas terão exercícios práticos com equipamentos profissionais. Os alunos poderão vivenciar as etapas do processo de filmagem desde a criação do roteiro, decupagem, operação de câmera, luz, arte, direção, som e montagem, para então chegar ao grande momento: a experiência de assistir à própria obra. A atividade é uma parceria da Secretaria de Cultura…

A ELD irá promover a JAM que acontecerá no Teatro Conchita das 10h às 13h. As JAMs serão encontros de improvisação em dança aberta para todas as idades, na primeira parte do encontro, iremos conduzir um aquecimento corporal e depois entraremos na experimentação e improvisação em dança.

Diálogo entre linguagens artísticas cênicas (teatro, circo, dança), bem como nas dinâmicas de criação cênica que têm a expressividade do corpo como foco ou principal meio. Pretende-se construir um espaço de criação, discussão e troca de práticas que fomentem um exercício de base comum (texto dramático ou não), com vistas à exposição do material levantado.

A base do nosso trabalho será investigar linguagens sonoras na atuação e na encenação, em diálogo direto com: 1- a música (apreciação, composição, inspiração); 2- paisagens sonoras (sonoridades cênicas que criamos e geramos, assim como sonoridades urbanas); 3- corpo vocal (consciência, vivências, anatomia e fisiologia); 4-partitura da ação (modos de fazer a voz e a…