Eventos em Teatro Conchita de Moraes

Criado pelo Governo do Estado em 1959, o Teatro Conchita de Moraes foi inicialmente erguido para ser o auditório da Escola Estadual Professora Carlina Caçapava de Mello, existente no mesmo quarteirão.

Em 1963, em convênio com a prefeitura, o teatro acolhe o festival de teatro amador de Santo André. Em 1970, começa a ser administrado pelo município que passa a utilizá-lo como um dos espaços teatrais da cidade.

Nos anos 80, o Conchita de Moraes abrigou festivais e mostras de teatro da cidade e região, além de espetáculos independentes, mas é a partir de 1990 que passa a ser utilizado, de forma provisória, pelas turmas da Escola Livre de Teatro (ELT), criada pela gestão da época.

Em meados dos anos 90 o espaço passa por uma reforma que o reconfigura na arquitetura atual, passando a abrigar a Escola Livre de Teatro (ELT) de forma definitiva, e a programação de teatro vinculada a grupos de pesquisa independente em artes cênicas.

A indissociável relação entre o espaço da Escola Livre e o Teatro Conchita de Moraes é a garantia de poder reverberar na programação pública de arte da cidade seus próprios frutos e estudos, e sobretudo criar um espaço de apresentação que aprofunde o debate artístico sobre o fazer teatral de grupos independentes, com espetáculos convidados dentro desse espectro de pesquisa. Dessa forma, a cidade tem uma alternativa cultural que difere de outros espaços com programações voltadas para uma produção teatral mais comercial, legitimando assim a existência da escola na própria cidade, projetando seu futuro em rede, num ‘triangulo’ interdependente: projeto de formação, projeto de difusão e projeto de formação de público.

O espaço conta com um palco “Italiano”, 4 camarins, e capacidade para 220 pessoas.

A ELD irá promover a JAM que acontecerá no Teatro Conchita das 10h às 13h. As JAMs serão encontros de improvisação em dança aberta para todas as idades, na primeira parte do encontro, iremos conduzir um aquecimento corporal e depois entraremos na experimentação e improvisação em dança.

​​JAM é um espaço seguro, para livre experimentação em dança improvisada, independe de idade, experiência ou conhecimentos. Este será o terceiro encontro de Improvisação de Dança ELD, e será mediado pela coordenadora Beatriz Sano e pela professora Elisa Silva.

Há quatro décadas, os Saltimbancos envolvem crianças e adultos mundo afora. Inspirado no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, o musical italiano conta a história de quatro animais que se rebelam contra seus donos, depois de uma vida inteira de maus tratos. No Brasil, a peça ganhou uma adaptação em português feita pelo…

Leituras e discussões de textos teóricos sobre dramaturgia e de textos dramatúrgicos para encenação; pensando em expandir o entendimento da dramaturgia no atual mercado de trabalho, o orientador propõe ainda, encontros sobre os princípios da escrita para o audiovisual focando nas bases da escrita para a linguagem, com seus principais elementos e estruturas mais assimiladas…

Leituras e discussões de textos teóricos sobre dramaturgia e de textos dramatúrgicos para encenação; pensando em expandir o entendimento da dramaturgia no atual mercado de trabalho, o orientador propõe ainda, encontros sobre os princípios da escrita para o audiovisual focando nas bases da escrita para a linguagem, com seus principais elementos e estruturas mais assimiladas…

Em todas estas etapas de aberturas dos processos os coletivos recebem devolutivas do orientador e dos demais integrantes do núcleo. O núcleo também é aberto a inscrições individuais em caso de monólogos e também para interessados que – mesmo ainda sem um projeto – queiram ter uma experiência em direção por meio do acompanhamento dos…

Diálogo entre linguagens artísticas cênicas (teatro, circo, dança), bem como nas dinâmicas de criação cênica que têm a expressividade do corpo como foco ou principal meio. Pretende-se construir um espaço de criação, discussão e troca de práticas que fomentem um exercício de base comum (texto dramático ou não), com vistas à exposição do material levantado.

Apresentar instrumentos do universo da percussão e com eles trabalhar improviso, memorização e coordenação motora, por meio de exercícios rítmicos e corporais. Memória ancestral, ritmo interno e oralidade, serão os norteadores do nosso trabalho. Acordar e reconhecer em cada indivíduo o seu ritmo interno, através da riqueza e beleza dos toques do maracatu, samba sincopado,…