Eventos em Teatro Conchita de Moraes

Criado pelo Governo do Estado em 1959, o Teatro Conchita de Moraes foi inicialmente erguido para ser o auditório da Escola Estadual Professora Carlina Caçapava de Mello, existente no mesmo quarteirão.

Em 1963, em convênio com a prefeitura, o teatro acolhe o festival de teatro amador de Santo André. Em 1970, começa a ser administrado pelo município que passa a utilizá-lo como um dos espaços teatrais da cidade.

Nos anos 80, o Conchita de Moraes abrigou festivais e mostras de teatro da cidade e região, além de espetáculos independentes, mas é a partir de 1990 que passa a ser utilizado, de forma provisória, pelas turmas da Escola Livre de Teatro (ELT), criada pela gestão da época.

Em meados dos anos 90 o espaço passa por uma reforma que o reconfigura na arquitetura atual, passando a abrigar a Escola Livre de Teatro (ELT) de forma definitiva, e a programação de teatro vinculada a grupos de pesquisa independente em artes cênicas.

A indissociável relação entre o espaço da Escola Livre e o Teatro Conchita de Moraes é a garantia de poder reverberar na programação pública de arte da cidade seus próprios frutos e estudos, e sobretudo criar um espaço de apresentação que aprofunde o debate artístico sobre o fazer teatral de grupos independentes, com espetáculos convidados dentro desse espectro de pesquisa. Dessa forma, a cidade tem uma alternativa cultural que difere de outros espaços com programações voltadas para uma produção teatral mais comercial, legitimando assim a existência da escola na própria cidade, projetando seu futuro em rede, num ‘triangulo’ interdependente: projeto de formação, projeto de difusão e projeto de formação de público.

O espaço conta com um palco “Italiano”, 4 camarins, e capacidade para 220 pessoas.

O terreiro apresenta de forma ampla alguns procedimentos de criação teatral partindo das experiências do orientador Salloma Salomão. Esses procedimentos têm como ponto de partida os jogos teatrais, a musicalidade, as experimentações na oralidade e nos conceitos sobre construção da imagem e imagem construída no fazer teatral, suscitando reflexões cênicas sobre as representações, pontos de…

O núcleo tem como objetivo apresentar uma didática que permita uma livre conexão ao tambor, respeitando o ritmo interno e limite de cada um com canções e ritmos afro-brasileiros. Apresentar instrumentos do universo da percussão e com eles trabalhar improviso, memorização e coordenação motora, por meio de exercícios rítmicos e corporais. Memória ancestral, ritmo interno…

O objetivo desse grupo de estudo prático é criar linguagens cênicas que tenham como horizonte a troca, o rito e o ato em coro com territórios da cidade, criando experiências cênicas que buscam relações alternativas no compartilhamento dos espaços públicos, vivenciando sua transformação conceitual através do desenvolvimento de poéticas. O propósito é ocupar as ruas…

Alunos / as / es das aulas Estruturantes do Curso de Formação – Turma 27 Mediação e Produção Cultural – Orientação: Thaís Póvoa, Teatro de Grupo: Fundamentos e Práticas – Orientação: Flávio Rodrigues e Letramento Estético e Político – Texto e Cena – Orientação: Judson Cabral.

A apresentação antecede a participação do grupo no XV International Prize The Naked Theatre of Teresa Pomodoro, nos dias 03 e 04 de julho, no Spazio Teatro No’hma, em Milão. A peça “O Crocodilo” é uma adaptação do conto fantástico de Dostoiévski que conta a história de homens comuns que, com a chegada do capital…