Inscrições para cursos EMIA – Adultos

25 de junho de 2024 Off Por admin

Detalhes do Evento

Este evendo ocorrerá de 25 julho 2024 até 25 julho 2024. A próxima ocorrência será em 25 de julho de 2024 00:01

EMIA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE ARTE PARA O SEGUNDO SEMESTRE

EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) Aron Feldman, abre vagas para cursos de arte para adultos a partir de 25 de julho.
São oferecidos cursos de Iniciação para Dança-Teatro , Cerâmica e Tecituras: da aquarela aos tecidos, bordados e afins.
As inscrições são gratuitas e as aulas para maiores de 17 anos . Estão sendo disponibilizadas aproximadamente 30 vagas e nas turmas em que o número de inscritos ultrapassar o número de vagas oferecidas, será realizado sorteio aberto ao público. As aulas acontecem uma vez por semana, com duração de três horas.
Nesse ano as turmas de adultos acontecerá de maneira um pouco diferente dos anos anteriores: primeiramente foram disponibilizadas vagas para os familiares das crianças matriculadas na EMIA , e agora as vagas remanescentes estão sendo disponibilizadas para o público em geral. Essa mudança é uma maneira de intensificar a integração entre as famílias e o trabalho realizado na EMIA, uma vez que essa aproximação fortalece o vínculo com a arte e a escola, reverberando no aprendizado das crianças.
A Emia Aron Feldman foi criada em 1990 com a proposta artística e pedagógica para que todos tenham acesso a práticas artísticas integradas, estimulando a criatividade, o convívio, a expressão e a linguagem poética, através de oficinas, exposições, apresentações, entre outros. É uma escola de portas abertas a todos os interessados no contato com a arte.
A EMIA Aron Feldman se localiza num casarão do Parque Regional da Criança em Santo André, cenário perfeito para um mergulho na formação em artes em seu potente caráter inicial. As inscrições são realizadas apenas de forma online no link: https://forms.gle/N4gUrABZMR4Z4LpW7 ( necessário fazer o encurtador oficial)

Oficina de Dança-Teatro – 5ª feira – 8h30 às 11h15
A oficina será um espaço para estimular e consolidar a prática da dança, a pesquisa de expressão e consciência corporal. Ademais, entrar em contato com as ferramentas de improvisação e composição a fim de trabalhar a criação a partir desse referencial, entre outras ferramentas. Explorar o movimento a partir da arquitetura e da espacialidade são outros estímulos laboratoriais de composição e improvisação a serem propostos na oficina. Introduzir uma prática de repertório dos participantes da oficina, a partir da dança contemporânea, principalmente floor work, mas também adentrar na criação a partir de estímulos sensoriais, do texto e da cena. Os cursos para adultos da EMIA Aron Feldman visam, sob conceito de iniciação artística , promover o contato com a arte, despertando a sensibilidade , a familiaridade as escola , trazendo o frescor do aprendizado pelo lúdico e pelo afeto.

Oficinas de Cerâmica – 5ª feira – 8h30 às 11h15 OU 14h00 as 16h45
Sábado – 9h as 12h
Nesta oficina será apresentado, de modo introdutório, elementos da história da cerâmica artesanal durante os séculos, sua presença e relevância utilitária, artística e arquitetônica, enfatizando seu papel no arcabouço tradicional de grupos populacionais diversos, dando a conhecer as origens do uso da cerâmica e sua valoração, em distintas culturas, do ponto de vista utilitário e estético, conferindo especial destaque à cerâmica indígena brasileira.

Oficina Tecituras: da Aquarela aos tecidos, bordados e afins – 6ª feira – 14h00 as 16h45
Essa oficina será dividida em dois momentos. Num primeiro momento (dois primeiros meses, o/a participante vai entrar em contato com algumas técnicas de aquarela, explorar as possibilidades de expressão artística nessa linguagem, discutir o processo de criação e seu próprio fazer à medida da apropriação da técnica, observando os resultados estéticos e seus sentires. Faz parte da experiência conhecer os materiais como pincéis, papéis e tintas e como utilizá-los em alguns temas como paisagem e natureza.
No segundo momento (dois últimos meses) serão exploradas serão exploradas algumas técnicas envolvendo materiais como linhas, tecidos, papel, tintas. Bordado, costura, croché, macramê, tecelagem, pintura em tecido terão espaço para pesquisa e experimentação na construção de objetos, confecção de figurinos, instalações, entre outras possibilidades de criação individual e coletiva. Espaço também para compartilhar e vivenciar memórias ancestrais ou apenas experimentar o fazer manual com material muito familiar para muitas pessoas, agora direcionado a uma finalidade estética e expressiva artisticamente.

SERVIÇO:
25 a 31/07 Inscrição on-line para a turmas +17 anos
01/08 às 11h Sorteio das vagas dos cursos adultos na Emia Aron Feldman ( caso haja mais inscritos que o número de vagas em cada curso)
às 17 h : divulgação das listas dos sorteados
02 e 03/08 Matricula presencial dos sorteados
08 a 10/08 Início das aulas
01/12 Término as aulas

Mais informações:.
Emia Aron Feldman – Pq Regional da Criança Palhaço Estremilique – Av. Itamarati, 536 – Bairro Jaçatuba – e-mail.: emiafeldman@gmail.com –Tel.: 4476 7437
Atendimento : Terça a Sexta-feira : 8h30 as 12h00 e as 13h as 17h
Sábado: 9h as 12 h