Santo André abre inscrições do projeto Territórios de Cultura

21 de outubro de 2022 Off Por comunicacao

Atividades acontecerão na Casa do Olhar, no CEU Marek e na Emia Aron Feldman; vagas são limitadas

Santo André, 21 de outubro de 2022 – Estão abertas até 18 de novembro as inscrições para cinco novos workshops do projeto Territórios de Cultura. As atividades, gratuitas, acontecerão na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, no CEU Marek, e também na Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) Aron Feldman. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas no local da atividade desejada ou através do formulário online https://bit.ly/workshopsterritorios2022.

A Casa do Olhar recebe o workshop “Cartografias urbanas: a cidade através da gravura”, que vai ser ministrada pelo artista visual e educador Bruno Moretiene, para pessoas com idade a partir de 14 anos, e “Percursos urbanos: a relação entre caminhar e fazer livros”, ministrada por Marcia Rosenberger, artista visual e editora pelo selo Loreley Book. Para se inscrever é preciso ter idade acima de 18 anos.

O workshop de “Musicalização”, que será ministrado pelo ator e multi-instrumentista Niel Pimenta, começa na próxima segunda-feira (24), embora as inscrições permaneçam abertas. A atividade vai acontecer no CEU Marek, para maiores de 13 anos. O espaço vai receber também o workshop de “Escrita Criativa”, com a atriz e dramaturga Lais Efstathiadis. Para participar é preciso ter mais de 15 anos.

Já a Emia Aron Feldman recebe o workshop de “Dramaturgia Corporal” com Ossaiê, multiartista com formação em artes cênicas. A atividade é voltada para pessoas com mais de 14 anos.

Territórios de Cultura – O Projeto Territórios de Cultura foi criado em 2017 pela Prefeitura de Santo André para ampliar modalidades e linguagens a partir de um conceito amplo de cultura e com a seleção de orientadores através de convocatórias públicas. Tem como objetivo principal articular ações de sensibilização cultural e artística por meio da democratização e da descentralização de ações de formação cultural.

Além das oficinas e workshops, o projeto realiza mostras descentralizadas, encontros entre turmas, Sarau dos Territórios e integra a Mostra Artístico Pedagógica no final de ano.

Veja abaixo as informações completas ou acesse https://drive.google.com/file/d/1NIGCIxhbgv6kRNIqC9JS8rgBRqXmRGL8/view

| Casa do Olhar Luiz Sacilotto

Workshop “Cartografias urbanas: A cidade através da gravura” com Bruno Moretiene

O workshop tem como objetivo elaborar cartografias artísticas através de técnicas das linguagens da gravura e do desenho, a partir de um breve panorama sobre a história e geografia do território de Santo André e sua relação com as ferrovias. Bruno Moretiene é artista visual e educador.

Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto | Rua Campos Sales, 414 – Centro

Período:  9/11 a 30/11 (quatro encontros)

Quartas-feiras, das 13h30 às 16h

Faixa etária: a partir de 14 anos

Vagas: 15

Workshop “Percursos urbanos: a relação entre caminhar e fazer livros“, com Marcia Rosenberger

O workshop propõe o estudo da caminhada como prática artística e filosófica para redescobrir os atrativos do espaço público, desenvolvendo um olhar pessoal e afetivo em relação ao lugar comum. A pesquisa de campo se constitui por meio da observação da paisagem urbana, dos resíduos descartados, do elemento humano, do patrimônio cultural gerando registros imagéticos. Os elementos coletados são matéria-prima para os participantes construírem as narrativas visuais que compõem seus livros de artista. Marcia Rosenberger é artista visual e editora pelo selo Loreley Book.

Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto | Rua Campos Sales, 414 – Centro

Período: 3/11 a 1º/12 (quatro encontros)

Quintas-feiras, das 13h30 às 16h

Público-alvo: Estudantes de arte, artistas em formação, fotógrafos, público com

interesse em desenvolver uma linguagem artística.

Faixa etária: a partir de 18 anos

Vagas: 15

| CEU Marek

Workshop de “Musicalização” com Niel Pimenta

O workshop irá trabalhar algumas práticas de percussão com elementos rítmicos visando despertar as ligações e importância das sonoridades populares e periféricas, abordando músicas que conhecemos no cenário brasileiro atual. Niel Pimenta é ator, cantor e multi-instrumentista.

Local: CEU Marek | Rua Eng. Alfred Heitzman Júnior, s/nº – Jardim Marek

Período: de 24/10 até 12/12

Segundas-feiras, das 14h às 16h30

Faixa etária: a partir dos 13 anos

Vagas: 10

Workshop de ‘Escrita Criativa” com Lais Efstathiadis

O workshop de Escrita Criativa propõe atividades que envolvem exercícios, jogos e reflexões, para a produção de textos autobiográficos a partir de experiências pessoais. Serão apresentadas referências da literatura marginal, poesia falada, rap, e outros exemplos que estimulem o desenvolvimento da palavra. Lais Efstathiadis é dramaturga, atriz e arte-educadora, com formação pela Escola Livre de Teatro.

Período: de 4/11 até 25/11

Local: CEU Marek | Rua Eng. Alfred Heitzman Júnior, s/nº – Jardim Marek

Sextas-feiras, das 14h às 16h30

Faixa etária: A partir dos 14 anos

Vaga: 15

| Emia Aron Feldman

Workshop de “Dramaturgia Corporal” com Ossaiê

O workshop irá oferecer vivências corporais que irão auxiliar no processo de pesquisa do corpo como forma de escrita. Não é necessário ter experiência em dança, teatro ou escrita. Os participantes irão vivenciar práticas de percepção corporal para desenvolverem suas escritas em corpo e em palavras. Ossaiê é multiartista com formação em artes cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp.

Local: Emia Aron Feldman | Avenida Itamarati, 536 – Vila Curuçá

Período: de 17/11 até 15/12