‘Tentacular’ – Renata Pelegrini + Marcio Harum | Ativação da exposição

29 de maio de 2023 Off Por admin

Detalhes do Evento

Este evento irá acabar em 17 junho 2023


TENTACULAR na Casa do Olhar Luiz Sacilotto é a terceira exposição individual da artista Renata Pelegrini, a primeira em espaço público, com curadoria de Marcio Harum.
Realizados entre 2008 e 2023, Tentacular reúne pela primeira vez em exibição trabalhos em papel, gravetos e
cerâmica. Selecionadas para a mostra, a artista apresenta um conjunto de obras, situações e épocas distintas de sua
produção. Tentacular é o nome tanto de sua pesquisa artística, quanto a busca e seu modo de operar incessantes.
Representa o lugar em que os horizontes de terra, água e ar das peças da artista se encontram em uma só direção.
A propsta deste encontro é um momento noqual curador e artista possam compartilhar com o público deste processo, deste encontro, que culminou na presente exposição.
Renata Pelegrini é artista plástica, tradutora e professora. Investiga e combina diferentes linguagens artísticas, interesses pela ciência e narrativas pessoais. Faz do nanquim instrumento indispensável para sua expressão desde 1995, quando estudou caligrafia dos alfabetos clássicos, ao residir em Nova York. Buscar linhas mais orgânicas, ligadas a diferentes fluxos de tempo e ritmos do corpo, levou-a a pesquisar o traço oriental, enquanto morou em Milão (2006-2007).
Interessada nas ancestralidades do feminino, esteve em residência em arte no Centro de Investigação Artística Hangar, em Lisboa (2018). E a partir de então, confluiu várias de suas práticas em um entrelaçado milieu de relações; pintura, desenho, escultura e instalação são parte desse processo que tece através do universo subjetivo, da ficção e do olhar para o planeta.
Desde 2020, integra grupos de arte-discussão-ação, no Brasil e no exterior, voltados para o cuidado e a preservação do meio ambiente, dos mais-que-humanos, e, em particular, do oceano. Trilogy of Water (2022) é uma coleção virtual de seus trabalhos na plataforma Ocean Archive do Thyssen- Bornemisza Art Contemporary 21- Academy.

Marcio Harum integra a equipe curatorial da Bienal de Arte Contemporânea de Antofagasta – SACO 1.1 – no Chile em 2023. Coordenou o Programa CCBB – Arte e Educação em São Paulo de 2018 a 2020. Foi curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo de 2012 a 2016. Realizou a 2a Bienal do Barro em Caruaru (PE) em 2019. Apresentou a exposição coletiva Via Aérea no Sesc Belenzinho em 2018, Transmigração de Arnaldo Dias Baptista na Caixa Cultural em São Paulo e A Cidade, as Ruínas e Depois na Torre Malakoff/Funarte em Recife em 2016, mais as individuais Bambaísmo de Daniel Barclay na Sala Miró Quesada, em Lima, no Peru, e Estados Ordinários da Consciência de Michel Zózimo no Santander Cultural de Porto Alegre em 2015. Tomou parte do departamento de programas públicos da dOCUMENTA (13), em Kassel, 2012. Foi consultor curatorial da plataforma de arte digital Tropix.io entre 2021-22. Tem participado de comissões julgadoras dos mais destacados editais de artes visuais do país, como a comissão do 1o Salão Nacional de Arte Contemporânea no MAC-Goiânia em 2022. Vive em São Paulo.