SACILOTTO EM MOVIMENTO

SACILOTTO EM MOVIMENTO

20 de março de 2024 Off Por admin

Detalhes do Evento

Este evento irá acabar em 22 abril 2024


Sacilotto em Movimento

Em 2024 celebramos o centenário de Luiz Sacilotto (1924-2003), nascido em Santo André, é personagem central, fundador e fundamental da arte concreta, da abstração geométrica e da op arte no Brasil.

Signatário da abstração como um procedimento de análise, que pesquisa e reconhece o suporte com um novo espaço absoluto, autônomo, que se constrói não mais como representação e faz do espaço da tela, da estrutura, o espaço em si mesmo. Em seus trabalhos, Sacilotto compõe e organiza o plano com linhas, pontos, cores, formas e explora a ideia de movimento, concentração ou expansão, conceitos que são abstratos, mas que alcaçam o status de concretos por meio dos materiais utilizados. Atento às coincidências dos problemas matemáticos, a organização do espaço e a composição, radicaliza a síntese e usa a serialização e a repetição dos mesmos signos geométricos, criando uma ambivalência perspectiva-espacial que se abre para movimentos óptico-cinéticos.

Trabalhava com materiais comuns – ferro, esmalte, alumínio, latão e madeira -, que podem ser utilizados tanto na produção industrial com na artística artesanal, viveu numa cidade operária, foi aluno da Escola Profissional Masculina no Brás, foi desenhista em escritório de arquitetura e teve uma serralheria. Entendia a relação entre arte e indústria, e que a reprodutibilidade na arte e o fim do objeto único poderiam alcançar um número maior de pessoas, coerente, criou e desenvolveu um conjunto de obras públicos e institucionais, criou um espaço de arte com outros artistas e deu aulas em equipamentos culturais do ABC paulista. Sacilotto se interessava por múltiplas disciplinas, leu títulos sobre música, pedagogia, física, eletrõnica, robótica, psicologia, fenomenologia, matemática, arquitetura, sociologia, poesia, literatura e arte.

Esta exposição fará uma abordagem biográfica do artista apresentando obras, projetos, estudos e documentos das diferentes fases de sua produção, que revelam a dimensão cidadã, as relações sociais e culturais, destacando seu interesse pelo espaço público, urbanismo e a cidade, mas também abre o debate sobre a atualidade e a ressonância da obra de Sacilotto na arte contemporânea.

A iniciativa do centenário é composta por um conjunto de ações e atividades e se desdobram durante todo o ano e tem o respaldo da família Sacilotto e é um esforço da Secretaria de Cultura, por meio da Casa do Olhar, do IAC – Instituto de Arte Contemporânea, da galeria Almeida & Dale, do MAC USP – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, com apoio da UFABC e Sabina.

Reinaldo Botelho
Abrill/2024