Roba – Tempo e Luz – Uma Retrospectiva
A exposição apresenta obras de Roba (José Urrutia Roba – 1934, Viator, Espanha / 2023, Santo André, SP), a partir do acervo pessoal da família do artista, falecido no início deste ano.
Roba nasceu na Espanha, mas fez-se andreense, cidadão do ABC em sua trajetória.
Chegou ao Brasil em 1952.
Em 1964 iniciou atuação na área de publicidade, conciliando em paralelo a carreira como artista plástico. No final da década de 1970 começa a participar de salões de arte.
Na sua atuação como artista, além das exposições, também ministrou cursos e workshops de pintura, com destaque para a aquarela. Entre os locais onde deu aulas, destacamos o Núcleo Henfil em São Bernardo do Campo e a Casa do Olhar em Santo André.
Foi prêmio aquisição no XIX Salão de Arte Contemporânea de Santo André (1991) e participou, entre outros, do Nossa Gente – Salão de Arte do Grande ABC (1990).
Teve uma de suas obras selecionada para ilustrar a capa da Lista Telefônica do Grande ABC 1993/94, publicada pela Listel.
Sua obra pictórica encontrou na aquarela uma expressão plena. Iniciando com um trabalho mais figurativo, foi desenvolvendo ao longo de sua carreira uma pesquisa voltada à abstração, sempre com tons intensos.
Continua apresentando obras com figuração, paisagens e edificações como um conjunto de casas, que alterna com as abstrações, em grandes formatos geométricos. Propõe sempre uma reflexão sobre a pintura.
Construiu um caminho como artista que procuramos compartilhar, ao menos uma parte, com todos aqueles que o conheceram e o público em geral.