REINAUGURAÇÃO BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELLES
REINAUGURAÇÃO BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELLES
Dia 28/04, das 10h às 18h
10h às 18h | Lançamento do jogo de tabuleiro ‘Santo André – Um Passeio pela Memória’. Haverá veiculação de depoimentos de moradores e do jornalista Ademir Médici sobre o bairro, além de captação de novos depoimentos.
11h| ‘UMA HISTÓRIA DE BOCAOUVIDO’, COM GRUPO TEATRAL PANELA
A intervenção traz cinco tendas esvoaçantes (Guarda-Sol) Tal como uma feira livre, “uma história de bocAOuvido” chega com cinco contos diferentes, trazendo uma feira de histórias em que o público tem seu caminho livre para escolher por quais narrações quer percorrer e qual a ordem. Pois as histórias são diversas e reverberam de maneira diferente de acordo com a sequência estabelecida por cada público.
12h| ‘ESPETÁCULO INUTENCÍLIO’, COM CIA. TERRÍVEL
A Cia Terrível foi criada por Chris Zanella e Danila Meloni, palhaças, malabaristas e acrobatas de São Bernardo do Campo que pesquisam a comicidade e a ocupação de espaços públicos através da arte circense. A partir disso pensam seus espetáculos para caber em espaços variados, como: Teatros, Auditórios, Parques, Praças e Espaços Alternativos.
13h | ‘PRAIA LITERÁRIA’, COM O MOVIMENTO VEM BRINCAR
O projeto tem como objetivo estimular a leitura de crianças na primeira idade; A intervenção Praia Literária ocupa espaços com muitas brincadeiras de verão, piscina de bolinhas, bolinha de sabão, túnel e uma cesta de livros para divertir as crianças. Para finalizar, o grupo faz uma intervenção musical permeada de músicas infantis que fazem parte da infância de todas as gerações.
14h | ‘MUSICLETA’, COM A CIA. TEMPOS-JUNCOS
A Musicleta consiste numa bicicleta com diferentes elementos musicais e visuais acoplados. Nela constam caixinhas de música, buzinas e uma mini-banda de bonecos que ganham vida por meio da interação do público. A “Musicleta” é toda ornamentada com peças de macramê – técnica de tecelagem manual a partir de fios e nós – inspiradas no movimento de arte yarn bombing (bombardeio de fios). Destaca-se uma das caixinhas de música que é movida pelo próprio pedal da bicicleta, que demonstra o potencial encantador dessa engenhoca. A ação é dividida em dois momentos, primeiro um cortejo em que o artista Fernando Hideki movimenta a bicicleta, Carlos Gardênio toca um banjolelê e Laura Amaral toca uma caixa do divino. Num segundo momento, as pessoas são convidadas a escutarem as diferentes sonoridades da intervenção, a interagirem com os elementos da “Musicleta” e a conhecerem também uma caixinha de memórias musicais com letras de músicas que aparecem ao girar a manivela. A intervenção desperta emoções, memórias afetivas, sensibilidade e ludicidade a partir dos sons e músicas da “Musicleta” e toca o coração de públicos das diferentes idades e experiências de vida.
15h | ‘O PALHAÇO E A MENINA DE RODAS’, COM GRUPO D+ SUZUKI
Cecília é uma menina cadeirante que vende flores pra ajudar em casa e traz uma grande tristeza por não se sentir incluída nas brincadeiras das crianças de sua idade. Ao encontrar o Palhaço Binguela na entrada de um circo descobre, motivada por ele, as inúmeras possibilidades de interagir com as pessoas, com o meio em que vive, de se divertir e assim resgatar sua autoestima.
16h | ‘BOLO DE MEMÓRIAS’, COM CIA. POPULAR DE CIRCO E TEATRO
A intervenção BOLO DE MEMÓRIAS convida o público a resgatar memórias culturais e afetivas com a cidade de Santo André. Os palhaços Pira e Ossildo farão um cortejo musical itinerante, carregando um bolo cenográfico em homenagem ao aniversário da cidade. Ao longo do cortejo, os palhaços convidarão o público presente a escrever em um papel uma memória, lembrança ou acontecimento que marcou sua vida em Santo André. Esse papel, por sua vez, será colocado dentro do bolo, recheando-o com o que for compartilhado pelo público. Durante a realização os palhaços cantarão e tocarão músicas, farão gags e cascatas clássicas do circo tradicional brasileiro. Ao final os palhaços puxarão um canto de “parabéns” para a cidade de Santo André com os presentes.
Biblioteca Cecília Meireles | Praça Waldemar Soares, s/nº – Parque das Nações.