Oficina de Roteiro para Animação
Oficina de Roteiro para Animação
Proposta de formação gratuita que visa oferecer teorias e técnicas da escrita em
animação a moradores da região do ABC Paulista para desenvolvimento de projetos
de filmes e séries nessa linguagem.
Plano Básico de Atividades
I. Introdução: o mercado de animação no Brasil.
Panorama do mercado brasileiro, com destaque para as produções que merecem
ser conferidas e os possíveis caminhos para quem tem interesse em ingressar
nessa área.
II. Criação de personagens para animação.
Roteirista fala como criar protagonistas e coadjuvantes interessantes, funcionais e
com perfis condizentes para diferentes faixas-etárias.
III. Escrevendo para animação.
Apresentação das principais teorias de roteiro e as especificidades para escrever na
linguagem de animação.
IV. Desenvolvimento de projeto em animação.
Apresentação dos elementos necessários para criação da bíblia de uma série ou
longa-metragem em animação; como buscar oportunidades em editais e dicas para
abordagem de produtoras e pitchings de projetos.
Temas Abordados
Introdução: o mercado de animação no Brasil.
● Primeiros desenhos estrangeiros exibidos no Brasil.
● A primeira série de animação: “A Turma da Mônica”.
● Anos 2000 e as animações no canal TV Cultura.
● Programa ANIMATV: edital que impulsionou o mercado brasileiro de
animação
● As principais produtoras de animação no Brasil.
● Séries de animação brasileiras que estão disponíveis gratuitamente.
● Alguns caminhos para ingressar como roteirista nessa área.
● Exercício: discussão sobre séries, curtas ou longas-metragens em animação.
Oficina I: Escrevendo para animação.
● Por que contamos histórias?
● De onde vêm as ideias?
● Direcionamentos de acordo com o público-alvo da animação (toddlers,
preschoolers, kids, tweens, teens e adultos).
● Ferramentas de comédia.
● Exercício: análise de trechos de séries, curtas e longas em animação.
Oficina II: Criação de personagens para animação.
● Protagonistas, antagonistas e secundários.
● Arquétipos e elementos sobrenaturais na animação infantil.
● Conflito interno e externo.
● História pregressa e perfil do personagem.
● Apresentação visual do personagem (artes conceituais).
● Exercício: ideias para personagens de série ou longa-metragem em
animação.
Oficina III: Escrevendo para animação.
● Tema central e universo.
● Logline, sinopse, escaleta e argumento.
● Narrativa clássica de longa-metragem.
● Estruturas de episódios de séries de animação.
● Cenários e props.
● Exercício: ideias (conceitos gerais) para série ou longa-metragem em
animação.
Oficina IV: “Desenvolvimento de projeto para animação”.
● Pesquisa e referências.
● Elementos da bíblia de um projeto.
● Editais de incentivo.
● Como encontrar e abordar uma produtora.
● Exercício: pitching de um projeto.
Material de apoio
– Apostilas em PDF com o conteúdo abordado serão enviadas aos alunos após
a cada encontro.
– A página oficial do projeto “Playpolis” hospedará os PDFs das apostilas e
dicas de livros.
10 horas aulas
20 vagas
faixa etária : a partir dos 14 anos
Sobre Marcela Macedo é roteirista e produtora executiva formada em Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em Roteiro para Cinema e TV pela FAAP. Atualmente, ela comanda a produtora de roteiros audiovisuais e games, Ficciona Produções, sediada em Santo André/SP. Como roteirista, acumula experiências em séries de drama e animação, com destaque para a adaptação em desenho da novela “Carrossel” (SBT) e “O Diário de Mika” (Disney Channel) – indicada ao Emmy Internacional Kids 2017. Seu projeto de série de drama policial “Impulso” foi vencedor da 3ª edição do NETLABTV e 1º lugar no concurso de roteiros FRAPA 2017. Integrou sala de roteiro na Gullane Entretenimento para a série “O Rei da TV” (Star+, 2022). Em 2021, seu projeto de série de animação infantil “Playpolis” foi contemplado no edital de desenvolvimento de obras seriadas da Spcine, ocasião em que Marcela atuou como chefe de sala e produtora executiva. Em 2022, esse mesmo projeto foi um dos finalistas do concurso Pitch Me Cartoonito no Rio2C e seu curta-metragem, contemplado no edital de produção e lançamento do PROAC. Em 2023-24, Marcela será a Diretoria Financeira da Associação Brasileira de Autores Roteiristas – ABRA.