Oficina de Direção Documental com Tarsila Araújo e Marcelo Mello (on line)

Oficina de Direção Documental com Tarsila Araújo e Marcelo Mello (on line)

4 de dezembro de 2024 Off Por admin

Detalhes do Evento

Este evento irá acabar em 10 dezembro 2024


Oficina de Direção Documental com Tarsila Araújo e Marcelo Mello
Dia 10.12
Horário: 19h30
Transmissão via zoom
Inscrição pelo site: www.elcv.art.br

A oficina busca fomentar de forma prática a direção de filmes documentais através do compartilhamento da experiência utilizada na produção do documentário “Os Ruminantes”, com direção de Tarsila Araújo e Marcelo Mello. Ministrada pelos diretores Tarsila Araújo e Marcelo Mello, a oficina abordará as diversas etapas da direção documental como pré-produção, captação de imagens e pós-produção. Haverá ainda um enfoque especial das técnicas investigativas e das abordagens junto aos entrevistados pelo filme.
A oficina se inicia com a exibição do filme “Os Ruminantes” na primeira parte e segue com a palestra dos diretores, que abrirá para perguntas dos participantes na parte final.
O objetivo do curso é possibilitar o aprendizado da função de diretor de cinema documental, abordando as questões fundamentais: a autoria, o estilo, o dispositivo de filmagem, tema e a narrativa.
A oficina é online e terá tradução de libras em tempo real.

Sinopse do filme:
“Os Ruminantes” é um projeto de longa-metragem documentário sobre um filme de ficção nunca filmado, de 1967, escrito por Luiz Sérgio Person e Jean-Claude Bernardet: “A Hora dos Ruminantes”. O roteiro foi adaptado por Person e Bernardet a partir do romance homônimo do escritor goiano José J. Veiga. Elenco e locações foram sondados, mas a produção acabou sendo interrompida diante da desistência do produtor. Person ainda passou vários anos tentando filmar “A Hora dos Ruminantes”, até a sua morte precoce, pouco antes de completar 40 anos. Em entrevista que nos concedeu, Jean-Claude Bernardet afirmou que não ter realizado o filme foi, nas palavras dele, “o meu maior fracasso”.

“A Hora dos Ruminantes” é a história de uma cidade pequena, Manarairema, que amanhece sob a opressão e violência de homens estranhos, cujas intenções são desconhecidas. Sua chegada é seguida por duas invasões de animais: primeiro os cães, e depois os bois. Em ambos casos, os animais surgem sem explicação, em enorme número, ocupando todos os espaços públicos da cidade. Trata-se de uma representação alegórica do golpe militar de 1964.
O público-alvo são alunos e professores de instituições de ensino superior, estudantes de cinema, audiovisual, jornalismo e outros interessados. Não é necessário ter conhecimentos específicos prévios.
Conteúdo:
– Apresentação de técnicas cinematográficas e estética e narrativa documental
– Técnicas de entrevista
A oficina é gratuita, online e tem vagas limitadas e ocorrerá dia 10 de dezembro de 2024, das 19h30 às 22h30.
Este projeto é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o Governo Federal, o Ministério da Cultura e a Lei Paulo Gustavo.

Sobre os palestrantes
Tarsila Araújo é diretora, roteirista e 1ª assistente de direção. Dirigiu os longa-metragens documentais “Os Ruminantes” (2024) e “Felicidade” (2024) e os curtas-metragens “Procuro-me” (2014) e “Tenho Saudade do que Não Vivi” (2017). Dirigiu também os clipes “Muito Mais” (2018), “Minha Carne” (2019), “Viver Sem Dó” (2021), “Soluços” (2022) e “Je Veux Déborder” (2024). Escreveu a série “Origens do ECA” (2021), o curta-metragem “Mil Mãos e Mil Corações” (2022) e o longa-metragem “Apanhador de Almas” (2022). Desde 2007 trabalha como 1ª assistente de direção em longas-metragens e séries de TV.

Marcelo Mello é professor e pesquisador das áreas de literatura e cinema. Atualmente é pesquisador de Pós-Doutorado no Exterior (CNPq / Universidade de Brasília) com o projeto “Pessoa Intercontinental”. Publicou artigos no Brasil, em Portugal, na França e nos Estados Unidos. Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais, com a tese “Espetáculo e resistência no roteiro cinematográfico inédito de ‘A hora dos ruminantes’”, defendida em 2019 (Bolsa CAPES / PROEX e Bolsa Doutorado Sanduíche no Exterior – University of Texas at Austin). Mestre em Línguas, Literaturas e Civilizações Estrangeiras pela Université Paris IV, Sorbonne, com a dissertação “Fernando Pessoa et le cinéma”, defendida em 2011. É pesquisador dos grupos: Cartografias de roteiros (FAP/DF), Estudos Pessoanos (USP) e Crítica Polifônica (UnB). Colaborou como consultor de roteiro em obras audiovisuais.