Ocupação Sinfônica

Ocupação Sinfônica

10 de agosto de 2022 Off Por admin

No domingo, dia 28 de agosto, a Sinfônica de Santo André traz mais uma inédita ação cultural para a cidade: a primeira Ocupação Sinfônica da OSSA.
A Ocupação Sinfônica será realizada no saguão do Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, com início às 11h00. Nesse programa, a Sinfônica de Santo André também executará composições inéditas, escritas especialmente para nossa orquestra.
A Ocupação Sinfônica propõe um olhar e uma audição diferenciados para os espaços da cidade, propiciando uma nova relação da música instrumental sinfônica com outras atividades culturais, esportivas e sociais. Convidamos nosso publico para, nesse dia, usufruir e participar também das outras atividades programadas para Paço Municipal. Vocês poderão participar das atividades do DOMINGO NO PAÇO e participar das atividades da BIBLIOTECA MUNICIPAL NAIR LACERDA, que incluem jogos de tabuleiro e empréstimos de livros.
É no saguão do Teatro Municipal que está instalado o Tríptico, de Burle Marx. A obra é um conjunto de três painéis de concreto aparente, encomendado pela Prefeitura de Santo André ao artista, juntamente com a tapeçaria do Salão Nobre e os jardins do Paço Municipal. Burle Marx é um dos maiores expoentes do modernismo brasileiro e sua visão modernista resultou em milhares de jardins, paisagens e obras de arte. Nossa Ocupação Sinfônica conversa, desse modo, com aos 100 anos do modernismo no Brasil.
Nesse concerto, haverá a estreia de duas obras integrantes do Projeto Brasil de 22 a 22.
Durante os dois anos em que nossas atividades presenciais foram suspensas em virtude da pandemia, a Sinfônica de Santo André, paralelamente a sua premiada programação on-line (*) solicitou a compositoras e compositores brasileiros a composição de uma peça inédita a ser estreada pela Orquestra, que representassesua visão do que a música de concerto pode oferecer de reflexão neste momento: “Como a música instrumental pode retratar e entender o Brasil neste começo de século XXI, tendo como referência os significados e heranças do movimento modernista de 1922, dos 2 anos de pandemia, da independência de 1822, da circum-navegação realizada em 1522?”
A programação deste ano da Sinfônica de Santo André traz a estreia de 15 novas composições, escritas especialmente para nossa Orquestra por compositoras e compositores brasileiros dos mais diversos e variados perfis. Compostas em gêneros, estilos, tradições e formações distintas, cada uma oferece sua visão do significado de ser moderno, ser contemporâneo, ser brasileiro. As composições serão apresentadas no decorrer da temporada de 2022 e, posteriormente, nos canais virtuais da Sinfônica de Santo André.

Convidamos a todos a colaborar também com a CAMPANHA DO AGASALHO 2022. Traga sua doação, itens de roupas ou cobertores e doe a quem mais precisa!