Lançamento do livro Urucum: as árvores não têm culpa
“Urucum: as árvores não têm culpa” é a primeira dramaturgia de Lígia Helena, atriz e pesquisadora que integra a Cia. Estrela D´Alva de Teatro, coletivo que publica o livro em parceria com a editora Me Parió Reovulção. A escrita surge do desejo de falar das histórias das mulheres de sua família a partir de uma pesquisa auto-etnográfica, evidenciando que narrativas por vezes tidas como íntimas ou de um núcleo familiar específico na verdade acabam por fazer uma leitura sociológica de um tempo e uma sociedade.
Ao contar a história de sua bisavó, sua avó, sua mãe e a história de si mesma como mulher no mundo contemporâneo Lígia faz um traçado da história das mulheres ao longo dos anos: colonização de povos indígenas (a bisavó), a trajetória das mulheres nordestinas em casamentos precoces e a migração para o sudeste (a avó), o trabalho, o casamento e a maternidade (a mãe) e a solidão e a precarização da vida cotidiana da mulher (ela).
No processo de escrita desta dramaturgia, Lígia lançou mão de suas parcerias femininas a fim de construir uma história entrelaçada das histórias de outras mulheres. A dramaturga Adélia Nicolete esteve ao lado como consultora de dramaturgia, orientando a relação com a palavra, a imagem e a cena que ainda estaria por vir. Quatro escritoras do ABC Paulista, dramaturgas e poetas, ministraram oficinas de escrita para mulheres num jogo que influenciou a escrita da dramaturgia somando histórias e a poética de outras mulheres, a ilustradora Drica Sousa trouxe imagem a estas palavras. O livro contou com a produção de uma versão áudio book acessível – em sua produção estiveram presentes as musicistas Camila Ruiz e Michelle Lomba.