
João Suplicy – Aniversário da Cidade 2023
Com 25 anos de carreira e através do seu peculiar violão, por vezes distorcido, onde mescla influências do Samba e suas vertentes com o Blues e o Rock, João Suplicy promove uma fusão de gêneros de forma instigante. Assim é Samblues, projeto lançado em 2022 em álbum digital, singles e videoclipes, cujo show já passou por diversas cidades brasileiras e, agora, dá início a uma turnê pelo litoral e interior paulista contemplada pelo Edital Expresso PROAC 16/2022, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Serão seis shows ao todo, todos com entrada gratuita e integrando programações culturais. As próximas datas e cidades serão confirmadas em breve.
Sobre o projeto Samblues
Embora ambos tenham sua origem como consequência da diáspora africana, o samba e o blues são estilos bem distintos musicalmente, além de servirem de matrizes pra grande parte da música popular. Algumas diferenças são abordadas na faixa autoral Lágrimas de um Blues com participação de Leci Brandão, numa reflexão sobre a ausência do batuque no gênero norte-americano, enquanto a envolvente Quando a Bahia se mudou pra lá (parceria com Mombaça) fala da origem do Samba e dos seus infinitos desdobramentos. Completam o trabalho músicas como O Tambor, Mulher, Sambluseando, todas de João, a parceria com Alice Ruiz Tem gente, versões para As Rosas não Falam (Cartola), Água de Beber (Tom Jobim, Vinicius de Moraes), Disritmia (Martinho da Vila) e outras faixas que podem ser conferidas nas plataformas digitais e no canal do artista no YouTube.