Curso ‘Gravura e Processos Híbridos’.

5 de maio de 2023 Off Por admin

Detalhes do Evento

Este evento irá acabar em 29 julho 2023


GRAVURA E PROCESSOS HÍBRIDOS
Coordenação: Bruna Marassato
A gravura contemporânea permitiu, a partir de 1960, que para além dos estudos tradicionais das técnicas de impressão, métodos alternativos e misturas de processos constituíssem uma estampa. Isso possibilitou ao artista cada vez mais tornar seu processo de trabalho singular e complexo, conferindo ao resultado, marcas registradas.
Esse pensamento que parte das experimentações dos ateliês de gravura modernos, nos permite investigar hoje as técnicas com novo olhar e, tendo isso em vista, este curso consiste na elaboração de projetos em gravura visando a experimentação de métodos diferentes em um mesmo trabalho.
Este curso tem como objetivo possibilitar a artistas experimentarem processos híbridos da gravura através da elaboração de projetos em tiragens e séries que partam das técnicas: Xilogravura, gravura em metal, chine collé e stencil, entendendo suas particularidades individuais e criando trabalhos onde elas possam dialogar.
Dessa forma, o curso será totalmente prático, nas primeiras aulas conversaremos sobre o cronograma e os projetos a serem desenvolvidos e as melhores técnicas para eles. Aula a aula cada técnica será apresentada e experimentada antes de os artistas seguirem com o trabalho.
Cronograma:
Aula 1. Apresentação do curso e materiais
Aula 2. Gravura em metal e chine collé – introdução
Aula 3. Gravura em metal e chine collé – impressão
Aula 4. Xilogravura – introdução
Aula 5. Xilogravura – impressão
Aula 6. Stencil – aplicações
Aula 7. Organização dos trabalhos, escolha de obras para tiragens, afins
Aula 8. Finalizações e discussão sobre as produções
12 vagas – escolha por seleção de projeto ou portfólio
18 anos
Materiais: Tinta ofset cores primárias e preto; Matriz de cobre; MDF; Goivas; Ponta seca; Folhas de acetato; Rolinhos; Papéis.