Exposição: “Bazares” de Silvio Piesco

13 de setembro de 2022 Off Por admin

Detalhes do Evento

Este evento irá acabar em 26 outubro 2022


Em viagens realizadas nos últimos oito anos, Silvio Piesco passou pela Etiópia, lá visitou a capital Adis Abeba e inúmeros vilarejos e tribos ao longo do Vale do rio Omo. No continente asiático foi à Mianmar, Tailândia, China e Tibete. Em cada cidade ou tribo, visitou e registrou dezenas de bazares e feiras. A exposição de fotos inéditas Bazares, traz uma seleção de imagens feitas ao longo destes anos e orbita em torno das histórias e expressões culturais manifestadas nestas áreas de intercâmbio comercial e ponto de encontro de diferentes grupos sociais. Nas cenas típicas do dia a dia de feiras e bazares de remotas regiões asiáticas e africanas, o artista proporciona um mergulho em culturas distantes dos olhares brasileiros.

“Desde minhas primeiras viagens o que sempre me fascinou foi o choque cultural. Desde então procuro ir a lugares onde as culturas locais sofrem menos influência da cultura de massa a qual estamos submetidos. Nessa procura, acabei percebendo que os mercados são enormes fontes de cultura local. Neles conseguimos ver de perto como é o cotidiano dessas pessoas”, relata Piesco. “Quando viajamos, inevitavelmente somos turistas, o que dificulta que tenhamos um contato mais próximo com a realidade local. No mercado também sou um turista, mas consigo me misturar à multidão e assim me torno um observador da vida real e, em algumas vezes, alguém a ser observado”, completa.

Silvio Piesco, que também é instrumentista, arranjador e produtor, compôs uma trilha sonora que leva o espectador a uma experiência durante seu passeio pela exposição. A trilha é formada por fragmentos de áudios que gravou nos mercados durante as viagens. “Como quase sempre há músicos de rua, esse é um fator predominante na trilha. Mas também há o ruído local, que é formado por vozes, línguas distantes da nossa, novas e curiosas sonoridades”, relata.