Encontro Teatro Adolescente e Ancestralidades

17 de novembro de 2023 Off Por admin

Este evento irá acabar em 17 novembro 2023

Sobre VQV BRASIL – FESTIVAL DE TEATRO ADOLESCENTE
A primeira edição brasileira surgiu em 2018 e foi viabilizada através da iniciativa de quatro artistas educadores e produtores independentes do ABC Paulista que estabeleceram parcerias institucionais e inseriram o Brasil, em especial a cidade de Santo André nesta rede, contribiundo assim ao preenchimento de uma lacuna da formação artística e social do público jovem de identidade latino-americana.
Ao longo de suas edições, estabeleceu relação com instituições como a UFABC, SESC, Secretaria de Cultura de Santo André, Escola Livre de Teatro, entre outras. Para além da relação com os grupos de teatro jovem do ABC e região metropolitana de São Paulo, o VQV Brasil iniciou, em sua segunda edição, o projeto pedagógico “Produção Jovem”, para a formação de jovens produtores culturais por meio da prática no em diversas áreas da produção do Festival.
O principios do VQV Brasil
– total gratuidade do evento para possibilitar o mais amplo acesso de todos os participantes e população local a todas as atividades;
– a realização de um festival não competitivo em que se destaquem as potências de cada trabalho;
-a multiplicidade de grupos de diferentes naturezas sociais, criativas e institucionais (bem como espaço para grupos adolescentes totalmente independentes);
-a geração de um espaço público formativo sem fins lucrativos; estabelecer uma rede de grupos jovens em toda a América Latina;
-parceria horizontal entre organizadores e grupos participantes;
-um intercâmbio que possibilite a interação entre os jovens;
-o exercício de escuta e a voz do pensamento jovem sobre todas as questões político-sociais atuais;
-valorizar a população jovem e incentivar o acesso aos bens culturais locais;
-propiciar o encontro entre pessoas de diferentes idades e procedências;
-gerar uma experiência de aprendizagem que possa se multiplicar no retorno a seus espaços criativos de origem.

Daniel Munduruku (Belém, 28 de fevereiro de 1964) é um escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 56 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infanto-juvenil e paradidáticos. É Graduado em Filosofia e tem licenciatura em História e Psicologia. Tem Mestrado e Doutorado em Educação pela USP – Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.
Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por sua obra literária : Prêmio Jabuti CBL – Câmara Brasileira Do Livro (2004 e 2017); Prêmio da Academia Brasileira de Letras (2010) – ABL; Prêmio Érico Vanucci Mendes – CNPq; Prêmio para a Promoção da Tolerância e da Não Violência – UNESCO, Prêmio da Fundação Bunge pelo conjunto de sua obra e atuação cultural, em 2018 Em 2021 foi condecorado pela OAB/SP como personalidade literária, entre outros. Muitos de seus livros receberam selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. Ativista engajado no Movimento Indígena Brasileiro, reside em Lorena, interior de São Paulo, desde 1987. Cidade onde é Diretor-Presidente do Instituto Uka e do selo Uka Editorial. Também é membro-fundador da Academia de Letras de Lorena. Foi cofundador da primeira livraria online especializada em livros de autores indígenas e promove há 20 anos, o Encontro de Escritores e Artistas Indígenas no Rio de Janeiro em parceria com a FNLIJ. Em 2021 concorreu à Cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras.