Curso : História do Documentário com Celso Sabadin

Curso : História do Documentário com Celso Sabadin

13 de setembro de 2022 Off Por admin

Detalhes do Evento

Este evento irá acabar em 07 dezembro 2022


Período do curso: 14 de setembro a 14 de dezembro de 2022 – 16 às 18 horas
Através da plataforma zoom
Inscrições: enviar e-mail para inscrições@elcv.art.br – com título História do Documentário – com nome completo, endereço e telefone.
30 vagas
Data limite de inscrição 13 de setembro de 2022 ou até preencherem as vagas (após o preenchimento faremos lista de espera).
Sobre o curso:
A HISTÓRIA DO DOCUMENTÁRIO, curso online e gratuito.
Depois de “Cinema e História” e “História do Cinema Brasileiro”, a ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André – disponibiliza, gratuito e online, o curso “História do Documentário”, com Celso Sabadin.
O século 21 tem marcado a grande era do desenvolvimento do documentário enquanto gênero cinematográfico. Após os trágicos acontecimentos de 11 de setembro de 2001, com a destruição das torres gêmeas de Nova York, produtores de cinema de todo o mundo perceberam que o inusitado e a força dramática dos acontecimentos reais superam – e muito – a fantasia das obras ficcionais. Estampar tais histórias nas telas passou a ser uma das grandes tendências do século.
O curso “História do Documentário” traça um panorama deste gênero tão polêmico desde as primeiras manifestações registradas pela era muda, até a pluralidade e a diversidade da contemporaneidade digital, na qual cada um de nós se tronou produtor de conteúdo documental.
Quais os limites entre documentário e ficção, entre a realidade e a encenação? Qual a ética do documentarista? Como os documentários se diferenciam da reportagem?
Câmera-Olho, Cinema Verdade, Cinema Direto, Documentários poéticos, expositivos, observativos, etnográficos, enfim, todas as questões que envolvem o gênero serão analisadas dentro de uma perspectiva histórica e cinematográfica.
Sempre com trechos ilustrativos de alguns dos mais importantes documentários da História do Cinema.
Sobre Sabadin: Celso Sabadin é graduado em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero e em Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desenvolve uma intensa atividade profissional na área do audiovisual desde 1979. Ministra cursos livres e oficinas de História, Linguagem e Crítica Cinematográfica na rede de Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, na rede de bibliotecas públicas do município de São Paulo. É autor dos livros Vocês ainda não ouviram nada – a barulhenta história do Cinema Mudo, Éramos apenas paulistas, biografia do cineasta Francisco Ramalho Jr., e O Cinema como Ofício, biografia do cineasta Jeremias Moreira.