Concerto para bebes de todas as idade- Sombras Musicais

9 de outubro de 2024 Off Por admin

Detalhes do Evento

Este evendo ocorrerá de 20 outubro 2024 até 20 outubro 2024. A próxima ocorrência será em 20 de outubro de 2024 11:00

NOTAS DE PROGRAMA: SOMBRAS MUSICAIS 20/10

“Sombras Musicais” oferece uma experiência encantadora onde sombras e música de orquestra de cordas se encontram para contar uma história mágica. Acompanhe Lina, nossa jovem protagonista, em uma jornada emocionante contra um inimigo misterioso e descubra como compreensão e amizade podem transformar vidas. Sob a regência da maestra andreense Larissa Macedo, o concerto combina o teatro de sombras com música, criando uma experiência imersiva e envolvente.

O projeto “Sombras Musicais” foi contemplado pelo edital PROAC nº06/2023, voltado para espetáculos inéditos destinados ao público infanto-juvenil, e foi originalmente concebido para a Orquestra Paulista de Mulheres, fundada em 2020 por Larissa Macedo. A orquestra tem como missão promover e valorizar a atuação e o protagonismo feminino na música de concerto. Este projeto reflete o compromisso de Larissa Macedo com a diversidade musical, a difusão da música brasileira de concerto e a inovação artística.

O repertório musical de “Sombras Musicais” celebra a riqueza da música brasileira para orquestra de cordas incluindo obras como “Marionetes” de Francisco Braga (1892) que oferece um toque encantador do romantismo brasileiro. Em seguida, temos Trespassos de Denise Garcia, uma obra contemporânea dividida em três movimentos: o terceiro movimento, Trêmolo, apresenta uma linguagem mais experimental com texturas sonoras evolutivas; o primeiro movimento, Circular, explora uma escrita minimalista; e o segundo movimento, Samba reggae paulista, simula o ritmo com camadas rítmicas envolventes. O repertório continua com Rêverie, Op.19, de Alexandre Levy (1889), compositor paulistano contemporâneo de Carlos Gomes, que revela a influência de Mendelssohn e Schumann, capturando o lirismo típico do romantismo. De Francisco Braga, também serão apresentadas duas danças extraídas de O contratador de diamantes, um melodrama estreado em 1908: Gavota e Minueto, que mostram a riqueza e a elegância da música orquestral brasileira no início do século XX. Encerrando o concerto, Serenata de Alberto Nepomuceno (1902) uma obra fundamental no repertório de música brasileira para orquestra de cordas.

Cada obra foi escolhida para se entrelaçar com as animações em estilo teatro de sombras, realizadas por Luísa Almdeida, criando uma experiência imersiva que valoriza a música brasileira e enriquece a narrativa. Venha viver essa aventura encantadora e inesquecível!

Biografias:

Além de sua atuação como regente e fundadora da Orquestra Paulista de Mulheres, Larissa Macedo é mestranda em Regência Performance pela UNESP, sob a orientação do maestro Abel Rocha, com pesquisa focada nas obras orquestrais de Dinorá de Carvalho, musicista pioneira na criação da primeira Orquestra Feminina de São Paulo na década de 1930.

Luísa Almeida é Artista Visual. Mestre e Bacharel em Artes pela UNESP, é especializada em xilogravuras de grandes formatos e suas obras são regularmente apresentadas em exposições. Foi indicada para o prêmio PIPA (2021), recebeu o Grande Prêmio CONCERTO 2020 com as ações visuais digitais realizadas com a Orquestra Sinfônica de Santo André e recebeu Menção Honrosa na Mostra dos 30 anos do Museu Casa da Xilogravura (2017). Atua também como cenógrafa e pintora cênica para óperas e peças teatrais.