Cineclube ELCV –  Lei Paulo Gustavo  –  dezembro

Cineclube ELCV – Lei Paulo Gustavo – dezembro

4 de dezembro de 2024 Off Por admin

Detalhes do Evento

Este evento irá acabar em 05 dezembro 2024


05.12

05.12
18h
Nome do filme: Eduarda Aguiar
Duração: 30 minutos.
Direção: Natássia Vitale
Sinopse pequena: Documentário sobre Eduarda Aguiar, ex dançarina de tv e bailarina da cidade de Santo André.

19h
Filme: Mordaça
Diretor: Felipe Gomes
Duração 15 min
Sinopse: Ficção que homenageia Mariele Franco e todas as vítimas de tortura no Brasil.

19h30
Filmes: Rios Indígenas (documentário)
Duração: 10 min
Sinopse: Rios Indígenas de Santo André explora a rica conexão entre os rios da cidade e a história ancestral dos povos indígenas que habitavam e ainda habitam a região. Com imagens aéreas, locais e entrevistas, o documentário revela como cada córrego e rio guarda memórias, tradições e uma presença sagrada que transcende a urbanização. Esses corpos d’água, vistos pelos povos originários como entidades vivas e sagradas, narram o passado e reafirmam a presença indígena no presente, resistindo às transformações da paisagem urbana. O documentário convida o espectador a ouvir as vozes desses rios, entender sua importância não apenas como geografia, mas como identidade e legado cultural que ainda pulsa e se conectar com essa natureza que cerca a todos e precisa de cuidados.

20h
Nome do filme: Sala de Reboco
Direção: Cynara Thomaz.
Duração: 25 min.
Sinopse:
O forró ainda é uma cultura muito masculina . No documentário Sala de Reboco, o tema é abordado por mulheres musicistas, cantoras e compositoras, um empresário do ramo do entretenimento artístico e uma produtora cultural .
As entrevistadas expõe seus anseios e ações na busca por igualdade, pois o palco, a música e o forró são caminhos desejados por elas. Além disso , contam sobre as ações de projetos que somam forças e instigam a igualdade de gênero na arte. Discutem o modo como as mulheres vêm ocupando seus espaços e quebrando paradigmas que antes impediam seu acesso. A obra também explora o que é tradicional no forró e o que vem trazer inovação.