Apresentação da BANDA LIRA no Parque Antônio Fláquer ( Pq. Ipiranguinha)

7 de março de 2024 Off Por admin

Este evento irá acabar em 31 março 2024

Tudo começou por acaso. E pões acaso nisso. Com a chegada do circo na cidade, faltavam músicos para acompanhar as atrações e animá-las ainda mais. A iniciativa deu tão certo que, no dia 21 de abril de 1918, os jovens que haviam improvisado uma banda para receber o circo convidaram novos colegas e fundaram a Corporação Musical Lira de Santo André.

Popularmente conhecida como Banda Lira de Santo André, a formação teve como primeiro presidente Ângelo Pelogia, sob a batuta do maestro Luiz Massaini. Desde a sua criação, o grupo participou de atividades solenes e festividades do município, como os marcantes desfiles de rua na época do natal.

A Banda teve o comando de vários músicos. Na década de 30, o Maestro Massaini passou a função para José Bortolotti. Depois, foi a vez de Antônio Tuzzolo estar no comando da formação. Em 1939, Paulino Castellani assumiu como maestro, sendo o profissional que permaneceu mais tempo à frente da Banda Lira. Desde 1995, a corporação é regida pelo Maestro Claurício Cypriano.

A Banda Lira é a mais antiga da região do ABC e participa de eventos oficiais, como sessões solenes na Câmara, no Tiro de Guerra, na Polícia Militar e em inaugurações e eventos da Prefeitura de Santo André.

Há apresentações da Banda Lira na Praça Antônio Fláquer (Pça. Ipiranguinha) todo o último domingo do mês às 15h.

No repertório, seus integrantes executam de canções clássicas divulgadas pelo mundo inteiro à popular brasileira, por intermédio de seus principais compositores.

A Banda Lira conta atualmente com 25 músicos.