AS NASCENTES DE PARANAPIACABA E OS INGLESES – Exibição do Documentário

AS NASCENTES DE PARANAPIACABA E OS INGLESES – Exibição do Documentário

4 de dezembro de 2024 Off Por admin

Detalhes do Evento

Este evento irá acabar em 07 dezembro 2024


Onde? Cine Lira – Paranapiacaba – Santo André
Quando? 07/12/2024 às 14h

Roteiro e direção: Ivan Augusto
Captação de imagem: Ivan Augusto e Beto Garavello
Imagem de drone: Ingo Grantsau
Colaboração: Museu de Santo André e Gerência de Unidades de Conservação
Montagem e edição: Estratégia Filmes e Maricel filmes e Artes

A importância desse filme centra no registro e na história da implantação, pelos ingleses, do sistema de abastecimento de água da Vila de Paranapiacaba, o qual atendia a cidade e a ferrovia. Um sistema revolucionário que serviu de modelo para a implantação no país todo.
Eles aproveitaram as nascentes do alto do morro, foram construindo caixas ou tanques de água (para armazenamento) e depois interligando eles por canos ou canaletas. Isso aconteceu entre 1862 a 1920. Várias caixas estão desativadas, outras escondidas na mata e algumas sem registro ou localização atual. Esse documentário está indo ao encontro delas, localizando e registrando através de imagens, registro oral e escrito.
Pretendemos, com isso, mostrar a importância desse sistema, a revolução que ele causou ao abastecimento de água potável e também a importância que ele teve no transporte ferroviário. Um dos fatores que levou a implantação da ferrovia naquela região foi à abundância de água, a qual era vital para a refrigeração e movimentação das máquinas a vapor.
A produção desse documentário foi ocasionado por uma ação coletiva e ela teve início no momento em que tive contato com as pessoas envolvida e as primeiras imagens que captamos. Além de ser frequentador da Vila e conhecer parte da sua história, a qual nunca deixa de me encantar. Tenho consciência de que este trabalho não pode ficar restrito a um grupo de pessoas ou a um pequeno espaço geográfico. Ele precisa ganhar espaço e dessa forma permitir que outras pessoas tomem contato com esse sistema de abastecimento, o qual precisa ser preservado e sua história correr mundo, do contrário ela se perde em um canto qualquer e desaparecem dos livros, filmes e outros registros.
Seguindo esse raciocínio, eu acredito que esse filme vai desencadear uma série de discussões, solicitações de visitas aos locais, documentos, novas descobertas, relatórios, imagens e também estudos por parte de estudantes, frequentadores da Vila, funcionários e outros. Isso por causa da importância histórica, revolucionária e também de engenharia. Não podemos deixar uma história de perder no tempo, quando ele teve tanta importância para a nossa cidade.
Os depoimentos dos moradores antigos são impactantes, pelo contexto histórico e sua relação com a Vila. Tem um deles que chegou a trabalhar na limpeza e conservação das caixas d`água.

O objetivo desse documentário é fechar uma laguna na história da Vila de Paranapiacaba, afinal ele narra como se deu o abastecimento de água da Vila e da Ferrovia; permitir que esse filme possa ser o gerador de outros estudos e registros em diversas plataformas sobre aquela região e a chegada dos ingleses e sua contribuição na história da nossa região; conseguir que as pessoas alcance um grau de consciência sobre importância histórica, ecológica e estratégica daquela pequena vila construída pelos ingleses para receber os funcionários da ferrovia, além de contribuir, de forma direta e indireta, para o crescimento e o investimento na produção de documentários sobre a Vila e região.

E o público desse projeto é bastante amplo, devido ao tema abordado, e podemos nomeá-lo da seguinte forma: estudantes (do colégio ao nível superior), estudiosos do tema, professores, historiadores, engenheiros e arquitetos e frequentadores da Vila Paranapiacaba. O filme ultrapassa a sua fronteira, pois ele aborda um tema universal que é o abastecimento de água. E temos um dado importante que é contribuição dos ingleses e a importância da ferrovia nessa história, isso significa que nosso filme tem condições de alcançar um público vasto.

AS NASCENTES DE PARANAPIACABA E OS INGLESES
O roteiro foi construindo a partir das descobertas, mapeamento e entrevistas realizadas com antigos moradores e funcionários aposentados da rede ferroviária. Não podemos deixar de lado a contribuição dos funcionários da PMSA, Departamento de patrimônio, entrevistados, o museu de Santo André e documentos históricos, pesquisa em jornais e revistas, além de outras fontes.

ROTEIRO
Estamos contanto a história de uma Vila criada pelos ingleses, ao lado de uma estação ferroviária, visando atender a chegada dos funcionários, porém, a Vila é a personagem secundária, pois o grande vetor desse filme é o sistema de abastecimento de água. Foi por causa dele que a ferrovia prosperou e a justificou a implantação da Vila. A função do roteiro é identificar os tanques ou caixas de água que levou a criação do sistema de abastecimento, registrar em imagens e história e mostrar a sua importância para a criação do sistema nacional de abastecimento. Ele, visto como um todo, é uma genialidade da engenharia e da natureza.